NOVEMBRO AZUL

UBS promove manhã de promoção em saúde para população da zona Norte

Um ‘jogo da saúde’ será promovido pelos médicos da Estratégia Saúde da Família

UBS promove manhã de promoção em saúde para população da zona Norte

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Poty Velho irá promover amanhã (13), a partir das 8h, uma manhã de promoção em saúde em alusão ao Novembro Azul e outras temáticas. Palestras, oficinas e estandes serão promovidos no local.

“Vamos abordar temas como diabetes, saúde do homem, tuberculose e obesidade. Iniciaremos com uma palestra sobre cuidados com o pé diabético, pois infecções ou problemas na circulação nos membros inferiores estão entre as complicações mais comuns em quem tem diabetes mal controlado”, explica a enfermeira Nancy Loiola, da UBS do Poty Velho.

Durante o evento, um ‘jogo da saúde’ será promovido pelos médicos da Estratégia Saúde da Família, abordando diversos assuntos. Um estande que informará sobre tuberculose estará montado no local, assim como outro estande abordando a saúde do homem. "Os homens precisam procurar mais o serviço de saúde de prevenção, não só as urgências, para prevenir as doenças e não apenas tratar os agravantes”, afirma Nancy Loiola.

Na UBS do Poty Velho estarão disponíveis também a verificação da pressão arterial, pesagem, testagem de glicemia para a população. “Uma oficina de manuseio da insulina também acontecerá no local. Vamos explicar aos diabéticos insulino dependentes como aplicar a insulina, como armazenar a mesma e como transportá-la em caso de viagem”, diz Nancy.

Em alusão ao Novembro Azul, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, em parceria com a Associação dos Diabéticos do Piauí (ADIP), vem desenvolvendo, desde o início do mês, atividades de prevenção ao diabetes. A escolha da cor azul em alusão ao mês alerta para o diabetes, que já atinge mais de 400 milhões de pessoas no mundo, causando mais de 5 milhões de mortes anuais. Em Teresina, são mais de 15 mil pacientes diabéticos atendidos por meio do Programa Saúde da Família.

fms promoção em saúde Novembro Azul

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/106/ubs-promove-manha-de-promocao-em-saude-para-populacao-da-zona-norte