Enfermeiros passam por treinamento sobre HPV

Treinamento está sendo promovido pela FMS.

Enfermeiros passam por treinamento sobre HPV
A Prefeitura de Teresina está promovendo a Campanha de Vacinação contra o HPV. Para melhor preparar seus profissionais, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) está promovendo treinamentos sobre as estratégias a serem adotadas, como o que ocorreu hoje (12) com os enfermeiros da Diretoria Regional de Saúde Centro/Norte.
“O objetivo é passar informações mais detalhadas sobre a campanha e como serão realizados os procedimentos da vacina”, informa Kledson Batista, gerente executivo de Saúde da Regional Centro Norte. A vacinação contra o HPV este ano tem como público-alvo meninas entre nove e 11 anos e mulheres entre nove e 26 anos vivendo com HIV. Ela também pode ser aplicada em adolescentes de até 13 anos, 11 meses e 29 dias que ainda não tenham recebido a primeira dose. As meninas com 14 anos de idade que iniciaram o esquema vacinal deverão receber a segunda dose e seguir o esquema vacinal recomendado.
A vacina é administrada em três etapas e está disponível nas 104 salas de vacinação do município, que englobam Unidades Básicas de Saúde e hospitais públicos. Além disso, a FMS montou um cronograma de visitas às escolas públicas e privadas da capital para imunizar as estudantes. “Garantimos que a vacina é segura e protege contra uma doença grave, que é o câncer de colo de útero”, informa Kledson. “Porém, damos aos pais que não desejem que suas filhas sejam vacinadas a opção de recusa por meio do envio de um termo de responsabilidade às escolas”, completa.
O câncer do colo do útero é o terceiro tipo mais frequente que acomete as mulheres e faz, por ano, 5.264 vítimas fatais somente no Brasil. Estimativas mundiais apontam aproximadamente 530 mil casos novos e 265 mil mortes por câncer do colo do útero ao ano, sendo 88% desses óbitos nos países em desenvolvimento. No mundo e no Brasil, se constitui como a terceira causa de morte por câncer entre mulheres. Em 2014, as estimativas foram de 15,3 casos novos a cada 100 mil mulheres e risco estimado variando de 17 a 21/100 mil casos, com grandes iniquidades regionais.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1047/enfermeiros-passam-por-treinamento-sobre-hpv