FMS já notificou 225 casos suspeitos de dengue este ano

A população deve ficar atenta para prevenção da doença

A Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), alerta a população para que continuem os cuidados para prevenção da proliferação dos mosquitos Aëdes aegypti e Aëdes albopictus, transmissores da Dengue. A FMS já notificou 225 casos suspeitos de dengue na capital, no período de 1º de janeiro a 4 de março deste ano.
“A chegada do período chuvoso faz aumentar a preocupação com os casos de dengue na cidade. É importante não descuidarmos da prevenção à dengue. Verificar se a lixeira está fechada, se não tem material impedindo a água de correr pelas calhas das casas, se no quintal não tem nenhum objeto que acumule água e observar também se a caixa dágua está tampada são atitudes que ajudam muito o combate ao mosquito causador da dengue”, disse a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba.
Ela explica ainda que em cinco dias a larva pode virar um mosquito adulto e contaminar as pessoas. “Os empresários também precisam ficar atentos ao local de trabalho dos seus colaboradores. Toda empresa deve ter o cuidado de eliminar possíveis focos do mosquito. Até os vasos sanitários e os ralos dos banheiros devem ficar tampados quando não estão em uso constante”, alerta a diretora.
Os bairros mais afetados pela dengue, este começo de ano, em Teresina são: Santa Maria da Codipi, com 36 casos de dengue; Satélite, com nove casos; Itararé, também com nove casos; Monte Verde, com oito casos e Santo Antônio, com sete casos.
A preocupação com as ações preventivas aumentaram por causa da febre chikungunya, que registrou os primeiros casos no Brasil e também é transmitida pelo Aëdes aegypti. A chikungunya é uma doença infecciosa caracterizada por febre acima de 39 graus, dor de cabeça, dores intensas e inchaço nas articulações das mãos e dos pés.
As dores articulares podem durar até três anos e uma mesma pessoa pode ter dengue e chikungunya ao mesmo tempo. “O perigo aumentou e a população tem que ser nossa parceira no combate aos criadouros do mosquito. Se não tem o mosquito, não tem a doença”, destaca Amariles Borba.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1040/fms-ja-notificou-225-casos-suspeitos-de-dengue-este-ano