AIDS

FMS inicia programação do dia de luta contra a AIDS com ação na UESPI

Orientações e testes rápidos estavam disponíveis no local

FMS inicia programação do dia de luta contra a AIDS com ação na UESPI

Dando início à programação alusiva ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS, comemorado dia 1º de dezembro, as equipes da Fundação Municipal de Saúde (FMS) estão hoje (10) e amanhã (11) na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual do Piauí (FACIME/UESPI).

No corredor da faculdade, estava disponível um estande com distribuição de panfletos e insumos de prevenção, demonstrações de uso e outros esclarecimentos sobre a doença. Além disso, foram montados dois pontos de realização de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite C. Os alunos eram convidados a participar, realizando os testes e conversando sobre a importância da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

“Estou fazendo o teste rápido porque acho importante para nossa saúde”, afirmou a estudante de medicina Thaís Magalhães. “Eu aconselho todo mundo a fazer o mesmo, pois é um cuidado que devemos ter para a nossa vida”, completou a jovem.

Segundo Andrea Fernanda Lopes, coordenadora do Programa de DST/AIDS da capital, a estimativa é que sejam realizados cerca de 55 testes a cada dia da ação. “Queremos reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/AIDS, por meio da educação em saúde”, contou ela. “Além dos testes rápidos, vamos fazer palestras educativas em parcerias com escolas, faculdades, empresas privadas, ONG’s e instituições públicas”, disse.

No Dia Mundial de luta contra AIDS, 1º de dezembro, uma grande mobilização irá acontecer no Shopping da Cidade, Centro da capital, de 8h às 12h, com panfletagem, distribuição de insumos de prevenção, realização de teste rápido para HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

Ainda de acordo com Andrea Fernanda Lopes, durante todo o período da campanha haverá uma intensificação da distribuição, em cada Unidade Básica de Saúde, de preservativos para a população. Os Agentes Comunitários de Saúde foram orientados para que entreguem preservativos à comunidade durante as visitas domiciliares.

O Dia Mundial da AIDS é lembrado em todo o mundo no dia 1º de dezembro e segue critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministério da Saúde.

O Ministério da Saúde alerta para o crescente aumento do número de casos de AIDS na faixa etária de 15 a 29 anos, uma população jovem, principalmente para homens que fazem sexo com homem. Vale lembrar que a epidemia está se estabilizando no mundo devido ao tratamento.

“A sobrevida de pessoas com AIDS aumentou, mas isso não significa que deixemos de fazer esforços para controlar a doença que é invisível e que o modo de transmissão principal é o sexo sem preservativo. Cabe a toda a sociedade e governos fazerem esforços conjuntos para o controle da epidemia de AIDS”, destacou Andrea Fernanda Lopes.

aids dst

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/103/fms-inicia-programacao-do-dia-de-luta-contra-a-aids-com-acao-na-uespi