Programa entrega mais de 1.200 próteses dentárias em 2014

Programa entrega mais de 1.200 próteses dentárias em 2014

A Fundação Municipal de Saúde faz um balanço positivo da ampliação do Programa de Prótese Dentária para as Unidades Básicas de Saúde de Teresina, ocorrida no segundo semestre deste ano. De janeiro a novembro de 2014 foram confeccionadas e entregues 1.221 próteses dentárias parciais e totais através do programa. Antes da ampliação, o serviço era oferecido somente no Centro Integrado Lineu Araújo.

“Foi uma expansão bastante expressiva. Em 2011 e 2012 foram entregues 74 próteses. Em 2013, o número subiu para 544 e em 2014, com a chegada do serviço à Atenção Básica, devemos fechar o ano com quase 1.500 próteses entregues”, informa o presidente interino da Fundação Municipal de Saúde, Francisco Pádua.

O Programa de Prótese Dentária está em funcionamento em 12 Unidades de Básicas de Saúde: Nossa Senhora da Paz, Portal da Alegria, Altamira, Bela Vista, Boa Hora, Poty Velho, Cacimba Velha, Santa Luz, Estaca Zero, Mama Mia, Parque Universitário e Bom Samaritano.

Os usuários que necessitam de próteses dentárias e residem nas áreas das Unidades de Saúde citadas podem procurar a UBS para agendar o tratamento. Já a população que não está inserida em nenhuma das áreas citadas deve procurar o Centro Integrado Lineu Araújo.

Dados do Ministério da Saúde mostram que 68,7% das pessoas entre 65 e 74 anos precisam de algum tipo de prótese. No Nordeste, a necessidade é de 82,9% e, em Teresina, essa demanda é de 69,6%. “Estamos trabalhando para mudar essa realidade. Em 2015, novos bairros serão contemplados com a ampliação do programa. Ao ofertamos próteses dentárias garantimos melhora da auto-estima e da qualidade de vida das pessoas, reestabelecendo funções básicas, como mastigação”, afirma Francisco Pádua.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1002/programa-entrega-mais-de-1-200-proteses-dentarias-em-2014