Mutirões de Limpeza marcam ações de combate à Dengue e Chikungunya

A população é convocada previamente a fazer a limpeza das casas e quintais

A Fundação Municipal de Saúde, em parceria com as Superintendências de Desenvolvimento Urbano, abre oficialmente, na próxima quinta-feira, dia 11, o cronograma de Mutirões de Limpeza contra a Dengue e Chikungunya. O evento será às 8h30, na praça do bairro Vermelha, na zona sul de Teresina.

Durante os meses de dezembro e janeiro de 2015 serão percorridos 21 bairros da cidade, com ações educativas e de coleta de lixo. Nesta primeira semana, recebem o mutirão os bairros São Sebastião, Parque Ideal, Vermelha, Nossa Senhora das Graças, São Pedro, Cristo Rei e Três Andares.

A população é convocada previamente a fazer a limpeza das casas e quintais e colocar o lixo nas calçadas, onde os caminhões fazem a coleta do material descartado. As equipes das SDUs também fazem a limpeza das ruas, com capina e varrição. Já as equipes da Fundação Municipal de Saúde orientam a população sobre medidas de prevenção das doenças, os cuidados que devem tomar para evitar a proliferação do mosquito transmissor e sobre os sintomas da dengue e chikungunya.

“Estas ações integradas visam reduzir os casos de dengue na cidade e orientar os moradores sobre o novo perigo que chegou: a chikungunya. Ainda não registramos nenhum caso no Piauí, mas temos que redobrar os cuidados, principalmente com a chegada do período chuvoso”, informa o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luiz Lobão.

A febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue, transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti e também pelo Aedes Albopictus. Os sintomas da doença são febre alta, dor muscular, dor de cabeça e forte dos nas articulações.

As medidas preventivas são as mesmas para o controle da dengue, ou seja, verificar se a caixa d’ água está bem fechada; não acumular vasilhames no quintal; verificar se as calhas não estão entupidas; e colocar areia nos pratos dos vasos de planta, entre outras iniciativas deste tipo.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/996/mutiroes-de-limpeza-marcam-acoes-de-combate-a-dengue-e-chikungunya