Teresina se destaca na avaliação da Qualidade da Atenção Básica

Equipes da saúde da família foram certificadas com desempenho Bom e Ótimo.

O Ministério da Saúde divulgou no início desta semana, o resultado da avaliação do PMAQ, Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, referente ao ano de 2013. De acordo com o resultado da avaliação, 93,3% das equipes de saúde bucal e 86,6% das equipes da saúde da família foram certificadas com desempenho Bom e Ótimo.

A capital participa do PMAQ com 15 equipes de Saúde da Família, 15 equipes de Saúde Bucal e três do NASF, Núcleo de Apoio ao Saúde da Família. Todos aderiram ao programa em 2012. A adesão ao PMAQ é voluntária, ficando a critério de cada equipe participar ou não.

A avaliação anual é realizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com instituições de ensino e pesquisa. Em Teresina, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou a avaliação que é composta por três partes: instrumentos autoavaliativos - o que corresponde 10% da avaliação; desempenho em resultados do monitoramento dos 24 indicadores de saúde firmados no momento da adesão do Programa - responsável por 20% da avaliação; e desempenho nos padrões de qualidade verificados in loco por avaliadores externos, que corresponde a 70% da nota de avaliação.

“Estes profissionais estão de parabéns pelos índices alcançados. Isso demonstra o comprometimento com a qualidade do atendimento e o envolvimento com a atenção básica no município”, destaca o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luiz Lobão.

O objetivo do PMAQ é ampliar o acesso e a qualidade do atendimento na atenção básica, atrelando um incentivo financeiro para os municípios que aderirem ao programa e que cumprirem os padrões de qualidade pactuados.

Com a adesão ao PMAQ, as equipes passam a receber 20% a mais do recurso total designado a cada equipe. O resultado da avaliação também traz um acréscimo a gratificação paga a esses servidores. Quem for avaliado com resultado Bom amplia a gratificação de 20% para 60%; com o desempenho ótimo, a gratificação passa de 20% para 100%.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/992/teresina-se-destaca-na-avaliacao-da-qualidade-da-atencao-basica