UBS do Esplanada recebe ação de combate à AIDS

Todas as atividades realizadas até o momento são alusivas ao Dia Mundial de Combate à AIDS.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está realizando um mês inteiro voltado para o combate à AIDS. Amanhã, 28 de novembro, as equipes da coordenação de DST/AIDS mobilizam as pessoas do bairro Esplanada, zona Sul da capital, na Unidade Básica de Saúde da região. Testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, uma panfletagem educativa e distribuição de material de prevenção (camisinhas masculinas e femininas) serão feitos no local, a partir das 8h30.
“Desde o dia 1º de novembro estamos realizando ações. Até hoje fizemos 1.328 testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C. Queremos conscientizar a população sobre a importância da prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e também esclarecer sobre a convivência com pessoas portadoras do vírus HIV”, informa o presidente da FMS Luiz Lobão.

Todas as atividades realizadas até o momento são alusivas ao Dia Mundial de Combate à AIDS, que acontece em 1º de dezembro. Nesta data, próxima segunda-feira, a coordenação de DST/AIDS da FMS estará dividida em dois locais de grande fluxo de pessoas: Shopping da Cidade, Centro, e Teresina Shopping, zona Leste.

“No Dia D, que é o Dia Mundial de Combate à AIDS, vamos fechar nosso mês de atividades nesses locais para conseguirmos alcançar o maior número de pessoas possíveis com nossas ações educativas e de prevenção”, explicou Andrea Fernanda Lopes, da coordenação de DST/AIDS.

Dados indicam que o maior número de casos de AIDS concentra-se na população do sexo masculino, entre 20 e 34 anos de idade. Somente este ano, até o dia 29 de outubro, o Sistema de Informação de Agravos de Notificação - Sinan notificou 166 casos diagnosticados de AIDS na população adulta do sexo masculino de Teresina. Neste mesmo período 61 mulheres adultas foram diagnosticadas com AIDS na capital, totalizando 227 pessoas.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/991/ubs-do-esplanada-recebe-acao-de-combate-a-aids