Dia do homem é marcado por ações de saúde em Teresina

Trazer o homem para a atenção básica é o principal objetivo das atividades

Dia do homem é marcado por ações de saúde em Teresina
Trazer o homem entre 20 e 59 anos para a atenção básica é o objetivo de uma série de ações de saúde que a prefeitura de Teresina promove hoje (19), Dia Internacional do Homem. As Unidades Básicas de Saúde do Poty Velho, Vila da Paz, Planalto Uruguai e Buenos Aires são alguns dos locais onde estão ocorrendo mobilizações.

Entre os serviços ofertados estão a aferição de pressão, glicemia, vacina e orientações sobre cuidados preventivos em saúde. Palestras e distribuição de material educativo também fazem parte da programação, que conta ainda com momentos lúdicos como bingo e lanches.

“Nós estamos aproveitando a data para conscientizar o homem quanto ao seu cuidado como um todo”, conta Gerardo Viana, médico da UBS Poty Velho. “O homem pensa que deve cuidar apenas de sua próstata, mas a prevenção deve ir além disso, e englobar o cuidado com a saúde de uma forma integral”, completa.

Patrício Santos veio medir sua pressão e glicemia e diz que acha importante se cuidar. “Tenho problema de pressão alta e preciso de acompanhamento constante. Por isso, freqüento a Unidade Básica de Saúde regularmente”, conta o comerciante.

Segundo Clara de Assis, do Núcleo de Saúde do Homem e do Idoso da Fundação Municipal de Saúde (FMS), o maior número de entradas no sistema de saúde dentre aqueles na faixa etária atendida pela Política de Saúde do Homem ocorre na média e alta complexidade, o que indica que eles só procuram atendimento quando já apresentam algum problema. “20 a 59 anos é a faixa etária em que o homem está no auge de sua produtividade, quando ele geralmente pensa que está saudável e que não tem tempo para ir ao médico”, explica Clara. “Queremos incentivar a visita e realização de exames rotineiros ao menos uma vez por ano”, afirma.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/986/dia-do-homem-e-marcado-por-acoes-de-saude-em-teresina