Vacinação contra Polio e Sarampo terá segundo Dia D em Teresina

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) fará um novo Dia D de Vacinação Infantil contra a Poliomielite e o Sarampo, no próximo sábado (22). A abertura vai ocorrer na Unidade Básica de Saúde do bairro Nova Brasília, zona Norte. Todas as 104 salas de vacina da capital estarão abertas até as 17 horas para imunização das crianças.

Desde o dia 8 de novembro as vacinas contra Pólio e Sarampo estão disponíveis na rede pública de saúde. “O Ministério da Saúde estipulou que o Dia D de Mobilização seria realizado em dois momentos: no 1º dia da campanha (8/11), e no dia 22 de novembro. A ideia é que os pais ganhem mais tempo para levar as crianças aos postos de vacinação”, disse o presidente da FMS, Luiz Lobão.

Apesar do Brasil não apresentar nenhum caso de poliomielite desde 1990, é importante cumprir o calendário de vacinação, pois o vírus ainda está ativo em alguns países, principalmente na África. A Organização Mundial de Saúde registrou só este ano, 149 casos da doença.

Com relação ao sarampo a situação é mais preocupante. Entre 2013 e setembro de 2014 foram registrados 596 casos da doença no país, com maior concentração nos estados de Pernambuco, com 224 casos, e Ceará, com 365. Em ambos os estados, as crianças menores de 5 anos foram as mais acometidas. “O vírus está bem próximo de nós, no vizinho estado do Ceará, por isso, o reforço da vacinação se torna ainda mais importante. Faço um apelo aos pais para que levem seus filhos para vacinar”, alerta Amariles Borba.

A expectativa é de 56.121 crianças sejam vacinadas contra pólio em Teresina. “A meta de vacinação contra o sarampo não é definida, já que temos que analisar quem já tomou ou não a vacina”, explicou a diretora de vigilância em saúde. Contra a pólio, serão imunizadas as crianças com idade entre seis meses e cinco anos. Já contra o sarampo serão imunizados os meninos e meninas de um a cinco anos.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/985/vacinacao-contra-polio-e-sarampo-tera-segundo-dia-d-em-teresina