Mutirão de Saúde do Homem prossegue na UBS do Porto Alegre

Os atendimentos são pré-agendados pelas equipes do Programa Saúde da Família

Mutirão de Saúde do Homem prossegue na UBS do Porto Alegre
Neste final de semana tem nova etapa do Mutirão de Saúde do Homem, na Unidade Básica de Saúde do bairro Porto Alegre, na zona Sul da cidade. No sábado, dia 15, e no domingo, dia 16, a unidade estará aberta das 8h às 17h, para a realização de consultas e exames.

Os atendimentos são pré-agendados pelas equipes do Programa Saúde da Família, tendo como foco homens acima de 50 anos. “Teremos uma estrutura montada para realizar o diagnóstico do câncer de próstata, através do exame clínico e de sangue. Serão realizadas 64 consultas por final de semana, além de testes de glicemia, para diagnosticar casos de diabetes, e aferição de pressão arterial”, informa o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luiz Lobão.

As vacinas contra gripe, H1N1, e contra a hepatite também serão disponibilizadas para a população adulta.

O mutirão será realizado em todos os finais de semana do mês de novembro e teve início no último dia 08. A ação faz parte da programação do novembro azul, mês dedicado a saúde do homem, realizada pela Fundação Municipal de Saúde em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia.

“Os homens têm que aproveitar essa oportunidade para colocar a saúde em dia. Quem participou da primeira etapa, no fim de semana passado, já pode procurar a UBS para receber os resultados dos exames”, destaca a diretora da Regional Sul de Saúde, Fátima Souza.

Segundo estimativas do INCA, Instituto Nacional de Câncer, cerca de 68.800 novos casos de câncer de próstata surgiram no Brasil no ano de 2014. Esses valores correspondem a um risco estimado de 70,42 casos novos a cada 100 mil homens.

Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de próstata é o mais incidente entre os homens em todas as regiões do país, com 47,46 casos por 100 mil habitantes no Nordeste.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/983/mutirao-de-saude-do-homem-prossegue-na-ubs-do-porto-alegre