Nova vacina é incluída no Calendário Nacional
A vacina oferece proteção indireta nos primeiros meses de vida da criança
11/11/2014 | 00:00
Imprimir
Já está à disposição de todas as gestantes de Teresina, a vacina DTPA, contra difteria, tétano e coqueluche. A nova vacina está sendo incluída a partir deste mês, no Calendário Nacional de Vacinação, e tem como objetivo diminuir a incidência e mortalidade por coqueluche nos recém-nascidos.
O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luiz Lobão, explica que a vacina oferece proteção indireta nos primeiros meses de vida da criança. Através da passagem de anticorpos maternos para o feto, o bebê garante essa proteção, já que ainda não teve a oportunidade de iniciar o esquema vacinal, completa.
As gestantes podem procurar as salas de vacinação, em qualquer Unidade Básica de Saúde, para garantir a imunização a partir da 27ª semana de gestação até 20 dias antes da data provável do parto.
Além das gestantes, devem ser imunizados também os profissionais de saúde que atuam em maternidades e em unidades de internação neonatal, como médico anestesista, ginecologista, neonatologista, obstetra, pediatra, enfermeiro e técnico de enfermagem. Vamos criar uma rede de proteção em torno do recém-nascido, destaca Luiz Lobão.
A coqueluche é uma doença infecciosa aguda, altamente transmissível, que compromete o aparelho respiratório e se caracteriza por tosse seca intensa. Segundo os registros do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), no período de 2007 a 2013, foram confirmados 17.532 casos de coqueluche no país, dos quais 11.316 (64,5%) ocorreram em menores de um ano de idade.
Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS
Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/980/nova-vacina-e-incluida-no-calendario-nacional