FMS realiza ações de prevenção para homens no Novembro Azul

O novembro azul, mês dedicado a saúde do homem, será marcado em Teresina com a realização de um mutirão de saúde durante os finais de semana, na Unidade Básica de Saúde do bairro Porto Alegre. A ação é uma parceria da Fundação Municipal de Saúde com a Sociedade Brasileira de Urologia.

A abertura do mutirão ocorre neste sábado (08), a partir das 8h, e prossegue no domingo, dia 09, e nos finais de semanas seguintes: dias 15, 16, 22, 23, 29 e 30 de novembro. Os atendimentos ocorrerão através de consultas pré-agendadas, marcadas pelo Programa Saúde da Família, tendo como foco homens acima de 50 anos.

“Teremos uma estrutura montada para realizar o rastreamento do câncer de próstata, através do exame clínico e de sangue. A prevenção é muito importante, pois leva a um diagnóstico precoce que influencia no sucesso do tratamento. Temos que vencer o preconceito que existe em torno do câncer de próstata”, explica o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luiz Lobão.

Serão realizadas 64 consultas por final de semana, além de testes de glicemia para diagnosticar casos de diabetes e aferição de pressão arterial. As vacinas contra gripe, H1N1, e contra a hepatite também serão disponibilizadas para a população adulta durante o mutirão.

“Os homens têm que aproveitar essa oportunidade para colocar a saúde em dia. Concentramos as ações nos finais de semana para que ele tenha tempo disponível. A Unidade Básica vai funcionar nos turnos da manhã e tarde para estes atendimentos”, destaca a diretora da Regional Sul de Saúde, Fátima Souza.

Segundo estimativas do INCA, Instituto Nacional de Câncer, cerca de 68.800 novos casos de câncer de próstata surgiram no Brasil no ano de 2014. Esses valores correspondem a um risco estimado de 70,42 casos novos a cada 100 mil homens.

Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de próstata é o mais incidente entre os homens em todas as regiões do país, com 47,46 casos por 100 mil habitantes no Nordeste.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/978/fms-realiza-acoes-de-prevencao-para-homens-no-novembro-azul