FMS amplia acesso a laqueadura de trompas e vasectomia

Para a efetivação do programa, a FMS fechou parceria com o Hospital da Polícia Militar.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está implementando na integralidade o Programa de Planejamento Familiar na Rede de Atenção Básica de Teresina. A partir deste mês, com a criação do protocolo e do fluxo de encaminhamento, as cirurgias de laqueadura tubária e vasectomia vão ficar mais acessíveis à população.

“É um grande avanço da nossa gestão. Existe uma demanda muito grande para esse tipo de cirurgia e agora, vamos conseguir manter um fluxo continuo de atendimentos”, enfatiza o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luiz Lobão.

Para a efetivação do programa, a FMS fechou parceria com o Hospital da Polícia Militar, que garantirá uma média de 80 laqueaduras por mês através do SUS. Para ter acesso à cirurgia, a paciente, no caso da laqueadura, ou o paciente, no caso da vasectomia, devem ser encaminhados pelo Programa Saúde da Família à uma Unidade Básica de Saúde. Após receber orientações médicas sobre os diversos métodos anticoncepcionais, a pessoa pode ou não optar pela esterilização cirúrgica.

A esterilização cirúrgica por meio da laqueadura tubária e da vasectomia será indicada nos casos em que se caracterizar como a melhor opção, conforme critérios definidos pela Lei Federal Nº 9263 de 12 de janeiro de 1996. Tanto homens como mulheres tem que ser maiores de vinte e cinco anos de idade e ter pelo menos, dois filhos vivos. Os interessados devem assinar um documento expressando livremente o desejo de fazer a operação. “Somente após 60 dias da assinatura deste documento, o paciente será encaminhado para o agendamento da cirurgia. Esse tempo é necessário para que a pessoa reflita e tenha realmente certeza do que está fazendo”, destaca Luiz Lobão.

Os médicos e enfermeiros da Rede de Atenção Básica estão participando a partir de hoje, de um treinamento sobre a implantação do protocolo e fluxo de encaminhamento para as cirurgias.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/976/fms-amplia-acesso-a-laqueadura-de-trompas-e-vasectomia