Encontro aborda estratégias para melhorar vida dos portadores do vírus HIV

O evento tem como tema Adquirindo Conhecimentos para Viver Melhor

Encontro aborda estratégias para melhorar vida dos portadores do vírus HIV
O III Encontro Municipal sobre DST/HIV/AIDS acontece durante todo o dia de hoje, 04 de novembro, no auditório da Fundação Municipal de Saúde (FMS). O evento tem como tema Adquirindo Conhecimentos para Viver Melhor.
“A Fundação Municipal de Saúde busca atender e apoiar os portadores do vírus HIV”, falou o presidente da FMS, Luis Lobão. Um panorama sobre prevenção das doenças sexualmente transmissíveis no município de Teresina foi exposto durante o encontro, assim como as ações do Serviço Atenção Especializado – SAE, do Lineu Araújo.
Dados indicam que o maior número de casos de AIDS concentra-se na população do sexo masculino entre 20 e 34 anos de idade. Somente este ano, até o dia 29 de outubro, o Sistema de Informação de Agravos de Notificação - Sinan notificou 166 casos diagnosticados de AIDS na população adulta do sexo masculino de Teresina. Neste mesmo período 61 mulheres adultas foram diagnosticadas com AIDS na capital, totalizando 227 pessoas.
No ano de 2014, 60 homossexuais foram diagnosticados com AIDS em Teresina. No mesmo período, 107 heterossexuais tiveram o mesmo diagnostico assim como 19 bissexuais.
Para a diretora de vigilância em saúde da FMS, Amariles Borba, o indivíduo tomando os cuidados necessários, pode ter uma vida com qualidade, mesmo sendo portador do vírus HIV. “As pessoas que são diagnosticadas soropositivas não estão com uma sentença de morte. Estão apenas tendo um recomeço de vida. Uma vida com maiores cuidados”, explicou ela.
III Encontro Municipal sobre DST/HIV/AIDS foi organizado pela Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS, pelo Movimento Nacional das Cidadãs Positivas e pela Rede de Jovens Vivendo com HIV/AIDS no Piauí, com apoio da Fundação Municipal de Saúde de Teresina.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/975/encontro-aborda-estrategias-para-melhorar-vida-dos-portadores-do-virus-hiv