Profissionais de saúde se preparam para a vacinação contra pólio e sarampo

Profissionais de saúde se preparam para a vacinação contra pólio e sarampo
Os profissionais de saúde da atenção básica de Teresina estão participando hoje (29) e amanhã (30) de um treinamento para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e reforço contra o Sarampo. O curso está ocorrendo nos auditórios da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Diretoria Regional de Saúde Leste.
A Campanha de Vacinação ocorre entre os dias 8 e 28 de novembro em todo o Brasil. Contra a pólio, serão imunizadas as crianças com idade entre seis meses e cinco anos. Já contra o sarampo serão imunizados os meninos e meninas de um a cinco anos.
Segundo Kledson Batista, Gerente Executivo de Saúde da Regional Centro Norte, o treinamento está sendo dividido em duas etapas. “No primeiro dia, o público-alvo são os enfermeiros da Estratégia Saúde da Família. No segundo dia, serão os técnicos em enfermagem que trabalham nas salas de vacina do município”, explica.
A enfermeira Cecília Passos, da Vigilância em Saúde da Regional Centro-Norte, ressaltou a importância de sua participação no treinamento. “É necessário atingir altas coberturas vacinais para as crianças menores de cinco anos contra a pólio e o sarampo, pois assim poderemos eliminar estas doenças do contexto epidemiológico brasileiro”, afirma ela, que sempre trabalha nas campanhas que ocorrem todos os anos, além de atuar na vacinação de rotina.
Apesar do Brasil não apresentar nenhum caso de poliomielite desde 1990, é importante cumprir o calendário de vacinação pois o vírus ainda está ativo em alguns países, principalmente na África. A Organização Mundial de Saúde registrou só este ano, 149 casos da doença.
Com relação ao sarampo a situação é mais preocupante. Entre 2013 e setembro de 2014 foram registrados 596 casos da doença no país, com maior concentração nos estados de Pernambuco, com 224 casos, e Ceará, com 365. Em ambos os estados, as crianças menores de 5 anos foram as mais acometidas. “O vírus está bem próximo de nós, no vizinho estado do Ceará, por isso, o reforço da vacinação se torna ainda mais importante. Faço um apelo aos pais para que levem seus filhos para vacinar”, alerta a Diretora de Vigilância em Saúde, Amariles Borba.
Chikungunya
Na oportunidade, os participantes estão recebendo também informações sobre a febre Chikungunya, em preparação a um possível surgimento da doença no município. A febre chikungunya é uma doença viral parecida com a dengue, cujos vetores são os mosquitos Aedes aegypti e o Aedes albopictus, transmissores da dengue e da febre amarela.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/971/profissionais-de-saude-se-preparam-para-a-vacinacao-contra-polio-e-sarampo