Crianças avaliadas em campanha de hanseníase passam por exame dermatológico

Crianças avaliadas em campanha de hanseníase passam por exame dermatológico

A Campanha de Hanseníase, Geo-helmintíases e Tracoma, que tem avaliado crianças de 5 a 14 anos para diagnóstico e tratamento da hanseníase, tracoma e verminose, segue em nova etapa a partir desta segunda (9). Aqueles com manchas suspeitas pelo corpo agora passarão por exames com dermatologistas para a confirmação dos casos.

“Até o momento, 80 crianças foram encaminhadas para a avaliação especializada, de um total de 212 casos suspeitos detectados durante a campanha”, informa Salmon Alencar, enfermeiro da Coordenação de Hanseníase da Fundação Municipal de Saúde (FMS). O redirecionamento foi feito de acordo com seus endereços: os estudantes residentes na zona Sul tiveram sua consulta marcada para o Hospital Universitário (HU), já aquelas que moram nas zonas Leste e Sudeste farão seu exame no Hospital Getúlio Vargas (HGV).

Desde agosto, a FMS tem visitado as escolas da capital em busca das crianças com sinais suspeitos de hanseníase, que são manchas esbranquiçadas ou avermelhadas; manchas dormentes (com diminuição da sensibilidade); dormência nos pés, caroços avermelhados ou castanhos. Concomitantemente, está sendo realizada a campanha de combate às verminoses, que também podem causar manchas pelo corpo, bem como anemia, dor abdominal e diarreia. Esses parasitas podem prejudicar o desenvolvimento e o rendimento escolar da criança e do jovem.

A busca ativa é feita por meio do chamado método do espelho, que usa um formulário no qual os pais informam sobre eventuais sinais e sintomas sugestivos no corpo de seus filhos. Nos formulários, que inclui o desenho do corpo humano, os responsáveis marcaram onde as crianças possuem qualquer tipo de machas na pele, para serem avaliadas pelas equipes da atenção básica.

Para o tratamento de verminoses nos escolares foram administradas doses de Albendazol 400mg. "Trata-se de um medicamento de dose única, não tóxico, de baixo custo e já foi utilizado em milhões de indivíduos em diversos países. Seus efeitos colaterais são raros e sem gravidade”, explica Salmon Alencar.

hanseníase fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/97/criancas-avaliadas-em-campanha-de-hanseniase-passam-por-exame-dermatologico