Números alertam para sobrepeso em gestantes e crianças de Teresina

As informações têm como base o acompanhamento de saúde do Bolsa Família

Dados coletados pela Fundação Municipal de Saúde, junto aos beneficiários do Programa Bolsa Família em Teresina, comprovam que está ocorrendo um aumento no número de crianças e mulheres adultas com sobrepeso e obesidade em Teresina.

As informações têm como base o acompanhamento de saúde obrigatório, que o Governo Federal exige para que o beneficiário continue no programa. Duas vezes ao ano, as crianças menores de sete anos, as gestantes e as mulheres entre 14 e 44 passam pela avaliação médica.

Na última avaliação, quando somadas as taxas de sobrepeso e obesidade, a porcentagem entre crianças de zero a 2 anos, foi de 40,58%. Entre as crianças de 2 a 7 anos, a taxa ficou em 25%. Os números são ainda mais preocupantes entre adultos, em que a taxa pode chegar a 58%, somado sobrepeso e obesidade. “Isso porque a cada cinco crianças acima do peso, quatro chegarão à idade adulta nas mesmas condições”, explica Theonas Gomes, chefe do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Com relação as gestantes, os números também merecem uma atenção especial. Entre as beneficiárias do Bolsa Família que estavam grávidas, 40,25% estavam com sobrepeso e obesidade.

Segundo Theonas, esta mudança nos números se deve à queda na qualidade da alimentação.“As pessoas estão consumindo cada vez mais produtos industrializados, como embutidos, em detrimento a verduras, frutas e alimentos orgânicos”, explica. Um dos motivos seria o fácil acesso a estes alimentos, que são mais baratos e práticos para a rotina corrida dos tempos atuais. “Associado a isso, existe a propaganda indiscriminada de alimentos não saudáveis, que estimula o consumo”, completa Theonas. O resultado é uma dieta rica em açúcar e gorduras, que favorece o aparecimento de doenças como diabetes e hipertensão.

Para reverter essa situação, a FMS tem organizado atividades de estímulo à alimentação saudável e à prática de atividades físicas “É importante ter um maior cuidado na escolha dos nossos alimentos. Consumir mais vegetais e evitar o excesso de carne vermelha, por exemplo”, afirma Theonas. “Resgatar o prazer de comer em casa, promovendo momentos em que toda a família ou grupos de amigos se reúnem para cozinhar pratos saudáveis é outra ação simples que pode fazer bem à nossa saúde”, complementa ela.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/967/numeros-alertam-para-sobrepeso-em-gestantes-e-criancas-de-teresina