Vacinação antirrábica ultrapassa meta em Teresina

Foi vacinado um total de 136.309 cães e gatos na zona urbana e rural

A campanha de vacinação contra a raiva superou a meta estabelecida para o ano de 2014 em Teresina. Foi vacinado um total de 136.309 cães e gatos na zona urbana e rural, o que corresponde a 108% do objetivo inicial, que era de 125.718 animais. Os dados foram totalizados hoje (21), após a última etapa da campanha realizada nas zonas rural Norte e Leste.

Para que a campanha acontecesse, foram disponibilizados 370 postos em diversos pontos da cidade e realizadas visitas nas casas das comunidades rurais. “Agradecemos a colaboração de todos para que chegássemos a este resultado positivo”, afirma o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Luiz Lobão.

Aqueles que não puderam levar seu animal de estimação podem imunizá-lo gratuitamente na Gerência de Zoonoses da FMS, que fica na Rua Minas Gerais, 909, bairro Matadouro. “A vacina está disponível todos os dias durante o ano todo”, conta a gerente Oriana Bezerra.

Desde 1986, Teresina não registra casos de raiva em seres humanos. No Piauí, dois casos da doença em humanos foram registrados em 2013, ambos em consequência do contato com animais silvestres. O primeiro ocorreu em Parnaíba, e o segundo no município de Pio IX. Ambos foram desencadeados pela mordida de saguis, animais muito presentes em parques, praças e até mesmo nos quintais de casas.

Oriana Bezerra alerta que a vacina contra a raiva não imuniza animais silvestres. “O correto é não criar estes animais em casa. Eles representam um risco à saúde”, destaca ela.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/964/vacinacao-antirrabica-ultrapassa-meta-em-teresina