Prefeito visita obras de construção e reforma de Unidades Básicas de Saúde

O presidente da FMS, Luiz Lobão, afirmou que 40 novas UBSs devem ser construídas em Teresina

Prefeito visita obras de construção e reforma de Unidades Básicas de Saúde
Firmino Filho, prefeito de Teresina, visitou na manhã de hoje (21) obras de construção e reforma de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nas zonas urbana e rural de Teresina. Acompanhado do presidente da FMS, Luiz Lobão, o prefeito iniciou as visitas na UBS do povoado Soinho, na zona rural Leste da capital.

O prédio antigo da UBS, que ainda está em funcionamento, aguardando apenas a construção da unidade nova, foi inaugurado em dezembro de 1985. Com a nova sede, a expectativa é de que a comunidade e os profissionais de saúde possam dispor de um ambiente mais confortável. “Nossa intenção é inaugurar essa UBS em janeiro do ano que vem, oferecendo uma estrutura mais adequada para que os profissionais possam exercer suas atividades e também para que os pacientes se sintam melhores aqui, já que essa é uma área alagadiça e, no período das chuvas, o acesso fica mais complicado, mas com essa unidade nova, numa área mais central, esse problema será resolvido”, disse Firmino.

Já dentro da zona urbana da cidade, na zona Leste, o prefeito visitou as UBSs dos bairros Socopo, Vila Bandeirantres e Planalto Ininga, neste último bairro a Unidade de Saúde, que foi inaugurada em maio de 1988, está passando por ampla reforma. De acordo com Luiz Lobão, a Prefeitura de Teresina está empenhada em fortalecer a atenção básica na saúde da capital e várias obras já estão acontecendo. “Vamos construir 40 novas UBSs, dentre as quais seis delas já estão em fase avançada nas obras. Elas estão no Saci, povoado Soinho, Dirceu II, Deus Quer, Hugo Prado e Santo Afonso, ajudando pessoas de várias localidades a terem acesso à uma estrutura de qualidade, com profissionais capacitados”, disse Lobão.

Finalizando a manhã de visitas, o prefeito esteve na obra de construção da UBS do Dirceu II, zona Sudeste da cidade. A obra está orçada em R$ 622.445,93, que serão pagos com recursos do Governo Federal e contrapartida da Prefeitura. A previsão de entrega para a população é no primeiro semestre de 2015. Segundo Firmino Filho, a equipe do Programa Saúde da Família está atendendendo temporariamente em uma casa alugada pela Prefeitura. “Quando a UBS estiver pronta, tudo funcionará normalmente dentro dela, em condições ideais para os profissionais e pacientes”, disse o prefeito.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/963/prefeito-visita-obras-de-construcao-e-reforma-de-unidades-basicas-de-saude