FMS amplia oferta de próteses dentárias à população

Nesta sexta-feira (17), serão entregues próteses na Unidade Básica do Poty Velho

FMS amplia oferta de próteses dentárias à população
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) tem avançado no combate à ausência dentária na população teresinense. A partir de agora, 12 Unidades Básicas de Saúde ofertarão tratamento para pacientes que necessitam de prótese dentária. Amanhã, 17 de outubro, às 9 horas da manhã, serão entregues próteses na Unidade Básica do Poty Velho, zona Norte.

As Unidades de Saúde Nossa Senhora da Paz, Portal da Alegria, Altamira, Bela Vista, Boa Hora, Poty Velho, Cacimba Velha, Santa Luz, Estaca Zero, Mama Mia, Bom Samaritano e Parque Universitário já iniciaram o tratamento dentário na área de prótese.

“Ao ofertamos próteses dentárias garantimos qualidade de vida às pessoas, reestabelecendo funções básicas a elas, como mastigação e bem-estar”, afirmou Giovanni Telmo, gerente de saúde bucal da FMS.

A oferta de próteses dentárias pelo município existe desde 2011, através do Centro Especializado de Odontologia do Lineu Araújo. Mas um aumento dessa oferta pode ser visto a partir do ano de 2013, quando houve uma reorganização dos serviços odontológicos da FMS. Um total de 1452 próteses foram entregues desde janeiro de 2011, sendo que 1378 foram entregues nos anos de 2013 e 2014. Estima-se que 600 próteses ainda serão entregues ainda este ano à população.

“A FMS, em parceria com o Centro Universitário UNINOVAFAPI, capacitou os profissionais dentistas da rede municipal que aderiram ao Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ-AB) para que eles pudessem desenvolver o serviço de prótese”, disse o Diretor de Ações Assistenciais da Fundação Municipal de Saúde, Francisco de Pádua Sá..

Ele explica ainda que os usuários que necessitem de próteses dentárias e residem nas áreas das Unidades de Saúde citadas podem procurar a UBS para agendar o tratamento. Já a população que não está inserida em nenhuma das áreas citadas, deve procurar o Centro Integrado Lineu Araújo.

“Nós estamos promovendo constantes estratégias que objetivam ampliar o acesso das pessoas a uma saúde bucal integral de qualidade”, finalizou Francisco Pádua.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/961/fms-amplia-oferta-de-proteses-dentarias-a-populacao