FMS realiza Semana do Bebê e da Criança

Ação acontece de 13 a 20 de outubro nas Unidades Básicas de Saúde de todas as zonas da capital

FMS realiza Semana do Bebê e da Criança
Com o objetivo de tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças prioridade na agenda do município, a Fundação Municipal de Saúde, apoiada pelo UNICEF, promoverá a Semana do Bebê e da Criança de 13 a 20 de outubro.

O evento tem importância de mobilização social de todos os setores da saúde para chamar a atenção para os cuidados na primeira infância, que vai de zero a seis anos de idade.

“Os primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos. Vamos pegar todos os dados e analisarmos, para assim podermos traçar, juntos, estratégias para melhorar os indicadores”, explica a coordenadora do Núcleo de Saúde da Criança e Aleitamento Materno da FMS, Maria Veloso.

As Unidades Básicas de Saúde de todas as zonas da capital estarão promovendo atividades. A abertura do evento acontecerá às 8h30, do dia 13 de outubro, na UBS Irmã Dulce, na zona Sul. O tema abordado durante toda a semana será Criança Saudável, Infância Feliz. Eu apoio!.

A população em geral e profissionais de saúde foram convidados a participar da vasta programação da Semana. Palestras, vídeos, apresentações artísticas e atividades lúdicas serão desenvolvidas.

Uma das palestras a serem proferidas será sobre alimentação saudável para menores de um ano, ministrada pela Dra Roassana Spíndola. A psicóloga Carmília Celene falará sobre Educar com carinho: regras e limites para crianças.

Durante a Semana do Bebê e da Criança a população poderá atualizar o cartão de vacina das crianças e fazer a avaliação nutricional, caso seja usuário do Bolsa Família. Podendo, assim, manter as condicionalidades para continuar com o benefício social.
VEJA PROGRAMAÇÃO:

13 DE OUTUBRO – a partir de 8h30
UBS Irmã Dulce
Seminário com os temas: Programa de prevenção à Gestante e bebê na Saúde Bucal; Triagem Neonatal em Teresina; Promoção da cultura da Paz; Apresentação da Ficha de Acolhimento com Avaliação e Classificação de risco da Criança; Avaliação de como anda a saúde da criança em Teresina; Apresentação artística;
UBS Mário Roque
Atividade na creche Parque Esperança (manhã): realização de teste oftalmológico, exposição de vídeo educativo e apresentação do vídeo Muito Além do peso;
UBS Jacinta Andrade
Palestras sobre alimentação saudável nos primeiros anos de vida; vídeo Muito Além do Peso; atividades lúdicas; atualização do cartão de vacina e mutirão de avaliação nutricional dos usuários do Bolsa Família;
CMEI Dom Avelar
Equipe do NASF realizará atividade sobre higiene pessoal de crianças, escovação supervisionada pelo dentista e atividades lúdicas.
14 DE OUTUBRO - a partir de 8h30
UBS Poty Velho e UBS do Memorare
Palestra sobre alimentação saudável, exibição de vídeo Muito Além do Peso e distribuição de folder;

Sede da Regional de Saúde Leste – Seminário voltado para profissionais de saúde
Temas como qualidade da assistência bucal à gestante e ao bebê; cuidados primários com a criança; alimentação saudável na primeira infância; contra-referência da mãe e bebê da maternidade para a Unidade Básica de Saúde; Contextualização da saúde da criança em Teresina; acidentes na infância e apresentação do vídeo Muito Além do Peso.
15 DE OUTUBRO - a partir de 8h30
UBS do Poty Velho
Seminário educar com carinho: regras e limites para a criança; Palestra de Como anda a saúde da Criança em Teresina?; Apresentação da Ficha de Avaliação e Classificação de Risco da Criança até 2 anos; Discussão sobre vinculação da mãe e bebê da maternidade e Unidade Básica;
16 DE OUTUBRO - a partir de 8h30
Dia de Incentivo para uma Alimentação Saudável
Loca: Todas as Unidades Básicas de Saúde: Projeto Sala de Espera: Distribuição de Folder sobre Alimentação Saudável e apresentação de Vídeo Muito Além do Peso.
CMEI Pequeno Projeto
17 DE OUTUBRO - a partir de 8h30
UBS Santa Maria da Codipi
Palestra sobre Alimentação Saudável nos primeiros anos de Vida; Cuidados com a Criança nos Primeiros Anos de Vida; Apresentação de Vídeo Muito Além do Peso; Atividades Lúdicas e distribuição de folder;

CMEI Parque Mão Santa

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/959/fms-realiza-semana-do-bebe-e-da-crianca