Treinamento alerta para doenças provocadas por animais silvestres

A criação de pequenos primatas, como sagüis, é um risco à saúde da população.

Treinamento alerta para doenças provocadas por animais silvestres
Foi aberto ontem pela manhã, no Teatro do Boi, em Teresina, um treinamento sobre o risco do tráfico e criação de animais silvestres, promovido pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária, com apoio da Fundação Municipal de Saúde e IBAMA. O evento é direcionado aos agentes de endemias e veterinários do Centro de Zoonoses de Teresina.

A criação de pássaros, jabutis e principalmente pequenos primatas, como sagüis, é um risco à saúde da população. “Quando retiramos os animais do seu habitat natural, trazemos para nossas casas vírus e bactérias que estão alojados nos animais de forma assintomática”, destaca o analista ambiental do IBAMA, Fabiano Barbosa Pessoa, um dos palestrantes do treinamento. Ele afirma que os vírus podem contaminar o homem através das fezes, urina e saliva destes animais.

“Cerca de 150 tipos de zoonoses podem ser transmitidas por animais silvestres”, alerta Fabiano Pessoa. As aves, como os periquitos, araras e papagaios, podem transmitir a ornitose, que provoca problemas respiratórios. Os jabutis podem ser reservatório da bactéria salmonella, que provoca a salmonelose, com vômitos e intensa diarréia. Os primatas podem transmitir a catapora, tuberculose, toxoplasmose, hepatite e raiva.

Outro tema que será abordado no treinamento é o tráfico de animais. O médico veterinário do IBAMA, Sandoval Moura, informa que cerca de 2 mil animais são traficados por ano no Piauí. Teresina é o maior mercado consumidor do Estado. “Vamos repassar informações sobre o tráfico, a legislação e a punição para esta infração”, afirma Sandoval.

O agente de endemias, Francisco Guilherme, trabalha há 10 anos no Centro de Zoonoses. Para ele, reciclagens como esta são muito importantes, pois ajuda a dar mais suporte para o trabalho de campo. Todos os participantes receberam uma cartilha e folders com informações sobre os temas abordados. “Cerca de 340 agentes participam do treinamento, que ocorre também no turno da tarde. A proposta é que eles sejam multiplicadores de informações, orientando a população sobre os perigos da convivência com animais silvestres”, informa Oriana Bezerra, Diretora do Centro de Zoonoses.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/953/treinamento-alerta-para-doencas-provocadas-por-animais-silvestres