FMS leva ações de saúde à Santa Maria da Codipi

Viva Bairro acontecerá no próximo sábado (20).

A segunda edição do projeto Viva Bairro vai contar novamente com importantes ações desenvolvidas pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), no bairro Santa Maria da Codipi. O evento, organizado pela Prefeitura de Teresina, ocorre no próximo sábado, dia 20, na Praça dos Direitos Humanos, das 8h às 18h, com a participação de todas as secretarias municipais.
A Unidade Básica de Saúde da Santa Maria da Codipi vai servir de apoio para algumas atividades, como vacinação, emissão do cartão SUS, citologia e teste rápido para os vírus HIV e sífilis. Na praça serão montados stands para medição de pressão arterial, glicemia, distribuição de preservativos e orientações odontológicas, como escovação e distribuição de kit com pasta de dente e escova.
Outro serviço que será levado ao Viva Bairro é a medição do IMC, Índice de Massa Corpórea. Nutricionistas vão medir e pesar as pessoas para identificar possíveis casos de obesidade ou desnutrição. “Vamos participar do evento com ações educativas e preventivas. Qualquer doença descoberta durante as atividades terão encaminhamento para a rede pública de saúde”, informa o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luiz Lobão.
As equipes de combate à dengue também estarão presentes e vão levar à Praça dos Direitos Humanos ações educativas e de prevenção, com a distribuição de panfletos e a montagem de uma tenda especial para a encenação de dramatizações com a temática da dengue.
No Viva Bairro realizado em agosto, no bairro Promorar, foram feitos 418 exames de glicemia, 400 medições de pressão arterial, 50 testes rápidos para os vírus HIV e sífilis, distribuição de 720 preservativos masculinos e aplicadas 200 doses da vacina H1N1, que protege contra a gripe, e 30 doses da vacina contra a Hepatite B. O atendimento de saúde bucal também foi bastante procurado, com a distribuição de 4.000 escovas de dente adulto e infantil e 1.000 unidades de creme dental.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/946/fms-leva-acoes-de-saude-a-santa-maria-da-codipi