Sábado é dia de Campanha Antirrábica
O Centro de Zoonoses vai montar 370 postos de vacinação, que irão funcionar das 8h as 17h, em difere
18/09/2014 | 00:00
Imprimir
A Campanha de vacinação antirrábica será aberta oficialmente neste sábado, dia 20, às 9h30, na Praça dos Correios, no bairro Dirceu II. Cerca de 120 mil cães e gatos devem ser imunizados contra a raiva em Teresina.
O Centro de Zoonoses vai montar 370 postos de vacinação, que irão funcionar das 8h as 17h, em diferentes bairros da capital. Esta é a primeira etapa da campanha. Teremos mais duas etapas na zona rural, dias 11 e 18 de outubro, onde realizaremos a vacinação de casa em casa, informa o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luiz Lobão.
O serviço é gratuito e o proprietário precisa transportar o animal de forma adequada: cães devem estar com coleiras e guias; gatos, em caixas para evitar fugas e acidentes. Os animais podem ser vacinados a partir dos 3 meses de idade.
A raiva é uma doença causada por um vírus que se instala e se multiplica nos nervos periféricos e no sistema nervoso central dos animais e, posteriormente, atinge as glândulas salivares onde se multiplica e se propaga. A doença pode contaminar o homem através de mordidas, lambidas ou feridas abertas.
Desde 1986, Teresina não registra casos de Raiva em seres humanos. No Piauí, dois casos da doença em humanos foram registrados em 2013, ambos em consequência do contato com animais silvestres. O primeiro ocorreu em Parnaíba, e o segundo no município de Pio IX. Ambos foram desencadeados pela mordida de saguis, animais muito presentes em parques, praças e até mesmo nos quintais de casas.
A Gerente do Centro de Zoonoses, Oriana Bezerra, alerta que a vacina contra a raiva não imuniza animais silvestres. O correto é não criar estes animais em casa. Eles representam um risco a saúde, destaca Oriana.
Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS
Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/945/sabado-e-dia-de-campanha-antirrabica