Prevenção de doenças é discutida em reunião na FMS

Objetivo era promover a troca de informações para que todos estejam preparados para o possível atend

Ações de prevenção contra cólera, febre chikungunya e ebola foram pauta de reunião ocorrida na manhã de hoje (10) no auditório da Fundação Municipal de Saúde (FMS). O objetivo era promover a troca de informações para que todos estejam preparados para o possível atendimento a casos suspeitos destas doenças.
Estiveram presentes a equipe epidemiológica do município e representantes do Serviço Móvel de Urgência (SAMU), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e outros órgãos envolvidos no controle das doenças. Os participantes discutiram um plano de contingência contra o vírus Ebola, que já matou mais de 1,3 mil pessoas na África Ocidental, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). “A possibilidade de uma disseminação global do vírus Ebola, segundo o Ministério da Saúde, é baixa, mas existem algumas recomendações a serem seguidas”, afirmou Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.
Segundo Kelsen Eulálio, infectologista da FMS, a febre chikungunya também merece especial atenção dos profissionais de saúde brasileiros, uma vez que seus casos estão concentrados em países próximos ao nosso, como a região do Caribe e o norte da América do Sul. “Trata-se de uma doença transmitida pelo mesmo mosquito da dengue e com sintomas muito parecidos”, explica. “No entanto, o quadro de dores articulares causados pelo chikungunya pode se estender por várias semanas”, complementa Kelsen Eulálio.
Já o controle do cólera deve ser feito com atenção dos profissionais de saúde aos casos de diarreia que surgirem. “A principal forma de prevenção é higiene. Lavar as mãos com água e sabão, lavar e cozinhar bem os alimentos, beber água tratada ou fervida e lavar a caixa dágua a cada seis meses são algumas medidas simples que reduzem bastante a chance de contrair cólera e outras doenças”, explica Amariles Borba.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/940/prevencao-de-doencas-e-discutida-em-reuniao-na-fms