Ambulatório PROVIDA é lançado para o enfrentamento do suicídio

Ambulatório PROVIDA é lançado para o enfrentamento do suicídio
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) abriu na manhã de hoje (10), no auditório da Fiepi, o I Fórum Municipal de Valorização da Vida. O evento marca as atividades em alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, celebrado hoje. Durante a abertura do Fórum, o presidente da FMS, Luiz Lobão, anunciou a abertura do ambulatório PROVIDA, que está funcionando a partir de hoje, no Centro Integrado Lineu Araújo.

O ambulatório vai prestar atendimento psicológico e psiquiátrico às pessoas com ideias suicidas ou que tentaram o suicídio recentemente. “O tratamento será realizado através de acompanhamento semanal durante três meses. Após esse período, de acordo com avaliação médica, a pessoa pode ser encaminhada para complementação do tratamento na Rede de Atenção Psicossocial do município”, destacou o gerente de Atenção Psicossocial da FMS, Samuel Rego.

Durante a abertura, a secretária municipal de Trabalho Cidadania e Assistência Social, Mauricéia Neves, que representou o prefeito Firmino Filho no evento, enfatizou que o serviço implantado no Lineu Araújo é o início do enfrentamento do problema do suicídio. “Através do PROVIDA e deste Fórum, começamos a traçar estratégias para enfrentar o problema”, concluiu.

O coral Loucos por Música, formado por usuários do CAPS II Leste, Centro de Atendimento Psicossocial, se apresentou na abertura do Fórum. O coral faz parte das atividades culturais realizadas nos CAPs nas três regionais de saúde de Teresina.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/939/ambulatorio-provida-e-lancado-para-o-enfrentamento-do-suicidio