Começa a segunda etapa da vacinação contra o HPV em Teresina

Cada adolescente deve tomar três doses da vacina.

A Fundação Municipal de Saúde iniciou na última segunda-feira, dia 08, a campanha para a segunda dose da vacina contra o HPV, que protege contra o câncer de colo de útero. A vacinação é destinada às adolescentes com idade entre 11 e 13 anos, que já receberam a primeira dose no mês de março, período em que o Ministério da Saúde implantou a imunização na rede pública de saúde.
Cada adolescente deve tomar três doses da vacina. A segunda sendo administrada seis meses depois da primeira e a terceira somente cinco anos após a primeira dose. As meninas que ainda não receberam a primeira dose, também podem procurar o posto de vacinação mais próximo de casa para serem imunizadas. “É importante ressaltar a necessidade de levar o cartão de vacina. A primeira dose precisa ser comprovada para a administração da segunda. Vamos disponibilizar ainda equipes volantes para realizar a vacinação em áreas descobertas pela Estratégia Saúde da Família (ESF)”, ressaltou o presidente da FMS, Luiz Lobão.
A partir do dia 22 de setembro, equipes da Fundação Municipal de Saúde vão visitar todas as escolas da rede pública e particular de Teresina, imunizando as meninas incluídas na faixa etária da campanha. Um cronograma de visitação foi elaborado junto com a direção das escolas para mobilizar as alunas.
Em Teresina, 20.868 meninas já receberam a primeira dose da vacina contra o HPV, na primeira etapa da campanha.

A vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Hoje, ela é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países, por meio de programas nacionais de imunização.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/938/comeca-a-segunda-etapa-da-vacinacao-contra-o-hpv-em-teresina