Profissionais são treinados para implantação do teste rápido de tuberculose

O diagnóstico da tuberculose vai ser agilizado em todo país com a implantação do teste rápido de identificação da doença. Em Teresina, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) está concluindo o treinamento dos profissionais da Estratégia Saúde da Família, que vão trabalhar com a aplicação dos testes.

Nos dias 8 e 9 de setembro, no auditório da FMS, será realizada a terceira etapa da oficina em manejo clínico de tuberculose com os enfermeiros de epidemiologia da Diretoria Regional de Saúde Leste e dos Núcleos de Epidemiologia dos hospitais (públicos e privados), além de apoiadores e gerentes das diretorias Regionais.

O evento ocorre durante todo o dia em duas turmas, uma pela manhã e outra a tarde. “O objetivo é preparar os profissionais para a implantação do teste rápido para tuberculose, que foi estabelecido este ano pelo Ministério da Saúde”, explica Gilvan Carvalho, coordenador de tuberculose da FMS. Segundo informações do Ministério, o novo exame tem capacidade de detectar a doença em duas horas. O treinamento já ocorreu nas diretorias regionais de saúde Centro/Norte e Sul.

Até agosto deste ano, foram diagnosticados 160 casos de tuberculose em Teresina. A doença é curável e o tratamento é gratuito, disponível na rede pública de saúde. Gilvan Carvalho chama atenção para a importância da continuidade do tratamento, que garante uma cura completa e sem riscos de recidivas. “O processo dura seis meses, mas apresenta uma evolução rápida e em cerca de 30 dias o paciente já não transmite a doença. Por isso, eles tendem a acreditar que estão curados e abandonam o tratamento”, alerta.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/936/profissionais-sao-treinados-para-implantacao-do-teste-rapido-de-tuberculose