FMS participa de projeto para diagnóstico de câncer de mama

A meta é realizar 200 exames de mamografia

Entre os dias 03 e 06 de setembro, a região da Santa Maria da Codipi recebe a Carreta da Mulher - Unidade Móvel de Saúde da Mulher, que realizará exames de mamografia em mulheres dos 40 aos 69 anos. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) participa da ação, promovida pelo SUS, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) e a Fundação Maria Carvalho Santos.

As equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) que atuam na região vão encaminhar as mulheres atendidas pelo programa para participar da campanha, que requer a apresentação de identidade e cartão do SUS. Os atendimentos serão todos agendados previamente. “A meta é realizar 200 exames de mamografia durante a estadia da unidade móvel nessa região, sendo 50 por dia”, afirma Luiz Lobão, presidente da Fundação Municipal de Saúde.

Durante a estadia em Teresina, a carreta da Mulher funcionará das 8h às 12h e das 14h às 18h. O diretor Regional de Saúde Centro/Norte da FMS, Gilvan Malta, informa que serão ainda desenvolvidas atividades educativas e atendimento médico com a equipe, que é composta por mastologista, radiologista e técnicos de radiologia.

Após o diagnóstico, as mulheres serão acompanhadas durante todo o seu tratamento e seguimento, pelos profissionais da Estratégia Saúde da Família e da Fundação Maria Carvalho Santos.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que no Piauí, somente em 2014, sejam registrados aproximadamente, 540 novos casos de câncer de mama

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/935/fms-participa-de-projeto-para-diagnostico-de-cancer-de-mama