Comunidade da Vila da Paz recebe dicas de alimentação

Rodas de conversa e receitas estavam na programação

Comunidade da Vila da Paz recebe dicas de alimentação
Cerca de 30 pessoas estiveram ontem na Unidade Básica de Saúde da Vila da Paz para receber orientações sobre mudanças de hábitos que tornam a alimentação mais saudável. Foi mais uma etapa do curso Receitas Práticas Para o Dia a Dia, uma ação da Fundação Municipal de Saúde (FMS) com o apoio do Serviço Social da Indústria (SESI).

O trabalho consiste em rodas de conversa sobre as principais doenças crônicas não transmissíveis (como colesterol, diabetes, hipertensão e obesidade) e uma aula prática de receitas relacionadas ao combate do mal em questão. O curso será realizado mensalmente durante quatro meses, nas três diretorias regionais de saúde.

"Queremos ensinar as pessoas receitas que podem ser preparadas com facilidade sem o uso de ingredientes industrializados, que são altamente processados, ricos em açucares, sal e gorduras", explica Theonas Gomes, do Núcleo de Alimentação e Nutrição da FMS. "Desta forma, contribuímos para o combate às doenças crônicas não transmissíveis, que têm se manifestado em pessoas de todas as idades", complementa.

Para isso, os participantes preenchem um questionário sobre seus hábitos alimentares no início e no final do curso, que será realizado em quatro encontros mensais. O objetivo é realizar uma comparação e ver se houve uma melhora em suas escolhas.

Os participantes pertencem aos grupos de trabalho dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e membros de famílias beneficiadas pelo programa Bolsa-Família. Na próxima quinta (28), será a vez da regional Norte, que vai que vai realizar o curso na UBS do Poty Velho.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/931/comunidade-da-vila-da-paz-recebe-dicas-de-alimentacao