FMS garante estoque de vacina contra hepatite A

Cada sala de vacinação de Teresina recebeu entre 50 e 100 doses da vacina

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) dispõe, em estoque na Central de Frio, de 2.170 doses de vacina contra hepatite A. O Ministério da Saúde incluiu a imunização contra a doença no calendário nacional de vacinação no último mês de julho. Em Teresina, a administração das doses foi iniciada na segunda-feira, dia 18, nas 104 salas de vacinação do município.

Segundo o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luiz Lobão, a FMS recebeu seis mil doses de vacina contra a hepatite A. “Os pais estão conscientes da importância da vacinação e o comparecimento aos postos tem sido satisfatório. Hoje, dispomos de estoque suficiente para o atendimento da demanda”, conclui o presidente.

Cada sala de vacinação recebeu entre 50 e 100 doses da vacina, dependendo da capacidade de atendimento da unidade de saúde. “Às vezes, a procura é maior em um posto que em outro e pode ocorrer um desabastecimento momentâneo, mas a Fundação está atenta para a rápida reposição em menos de 24 horas”, destaca a diretora de Vigilância em Saúde, Amariles Borba. Ela explica ainda que as coordenações das salas de vacinação são orientadas a entrarem em contato imediato com a Central de Frio, onde as vacinas ficam armazenadas, quando os estoques estão baixos.

O público alvo da vacinação são as crianças de 1 a 1 ano e 11 meses. A meta, em Teresina, é vacinar, no período de 12 meses, 13.813 crianças.

A transmissão do vírus da hepatite A é feita pela ingestão de alimentos e/ou água contaminados com fezes provenientes de eliminadores do vírus. Locais sem saneamento básico têm alta prevalência da doença, ao mesmo tempo, a falta de higiene pessoal também propicia a transmissão do vírus.

O vírus da hepatite A sobrevive por longos períodos na água e ambientes úmidos, dessa maneira poderá contaminar alimentos ou mananciais dágua utilizados por populações inteiras.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/928/fms-garante-estoque-de-vacina-contra-hepatite-a