FMS lança Campanha Nacional de Hanseníase

Campanha visa reduzir a carga parasitária nos estudantes e identificar casos suspeitos.

FMS lança Campanha Nacional de Hanseníase
A Fundação Municipal de Saúde lançou hoje (13), na Escola Municipal Professor José Carlos, a Campanha Nacional de Hanseníase e Geo-helmintíase (verminose). O evento contou com a participação de alunos, professores, pais e equipes da FMS. O público alvo são cerca de 85 mil estudantes na faixa etária de 5 a 14 anos. A campanha visa reduzir a carga parasitária nos estudantes e identificar casos suspeitos de hanseníase através do “método espelho”, que utiliza a ficha de autoimagem.
Durante o lançamento da campanha, o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luiz Lobão, enfatizou a importância do diagnóstico precoce de hanseníase. “No ano passado, a ação nas escolas conseguiu identificar 5 casos entre os estudantes e o tratamento foi iniciado rapidamente”, afirmou. As fichas de autoimagem serão distribuídas em 400 escolas públicas estaduais e municipais da capital. O aluno leva a ficha para a casa e preenche com a ajuda de um adulto. Os casos suspeitos de hanseníase são avaliados pelos profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) e o diagnóstico confirmado pelo dermatologista.
A campanha inclui também o combate às verminoses, com a administração nas escolas de uma dose única do medicamento Albendazol. Para a diretora da escola Professor José Carlos, Noraney Pacheco, o aluno saudável tem um melhor rendimento escolar. “Apoiamos as parcerias com a Fundação Municipal de Saúde e estimulamos nossos alunos a participarem das campanhas preventivas”, informou a diretora.
Em 2013, a atividade foi desenvolvida em 206 escolas do ensino fundamental em todas as regiões da capital, tratando um total de 26.725 estudantes com dose única do medicamento e devolvendo o formulário de autoimagem com 22.088 pessoas. No Brasil, a hanseníase ainda é um problema de saúde pública, com registro de cerca de 30.000 casos novos por ano. Em Teresina, em 2013 foram registrados 392 casos novos, destes 38 em menores de 15 anos, o que corresponde a 9,7% dos casos, indicando que a doença ainda tem transmissão ativa e recente no município. Em 2014, até o momento foram diagnosticados 230 casos novos, com 18 casos em menores de 15 anos.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/926/fms-lanca-campanha-nacional-de-hanseniase