Prefeito entrega obra de reforma e ampliação da UBS do Alto da Ressurreição

Comunidade do Frei Damião e Loteamento Vitória também serão beneficiados.

Prefeito entrega obra de reforma e ampliação da UBS do Alto da Ressurreição
Os moradores do Alto da Ressurreição, Frei Damião e bairros próximos foram presenteados na manhã de hoje (12) com a entrega da reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde Dr. Sílvio Paulo Cavalcante Barros, localizada na zona Sudeste da cidade. A inauguração fez parte da programação do aniversário de Teresina e contou com a presença do prefeito Firmino Filho, secretários municipais, servidores da UBS e população dos bairros beneficiados.

A UBS, que foi inaugurada em 1998, após a reforma e ampliação passa a contar com quatro Equipes Saúde da Família (ESF) e atenderá a 3.280 famílias, num total de, aproximadamente, 12.500 pessoas.

De acordo com Luís Lobão, presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), as UBSs são a porta de entrada para a população do Sistema Único de Saúde e por isso devem atender bem a todos que delas precisarem. “Essa é a oitava Unidade reformada e ampliada que estamos entregando. Mais 37 Unidades Básicas já estão com as Ordens de Serviço assinadas e recursos garantidos, esperando somente a licitação para começarem a ser construídas, e outras 17 Unidades já foram reformadas. Isso reflete a determinação do nosso prefeito em melhorar cada vez mais o atendimento de saúde na nossa cidade”, disse Luís Lobão.

O prefeito conheceu as instalações da UBS e falou sobre a importância de mais uma obra de saúde entregue à população. “Em um ano e oito meses de gestão conseguimos entregar 10 novas Unidades Básicas. Sabemos que precisamos avançar e continuaremos avançando, pois esse é o nosso compromisso, especialmente com a população mais carente que procura serviços de saúde. Vamos sempre procurar oferecer melhores condições de trabalho para os profissionais e um ambiente mais confortável para os pacientes, buscando cada vez mais humanizar os atendimentos”, disse Firmino.

Após a reforma e ampliação a UBS Dr. Sílvio Paulo Cavalcante Barros conta com três consultórios médicos, três odontológicos e três de enfermagem, sala de procedimentos, sala de aerosol, sala de marcação de consultas, sala de reunião, farmácia, sala de vacina, sala de curativo, sala de esterilização, expurgo, almoxarifado, auditório e banheiros adaptados com acessibilidade.

A porta de entrada dos serviços de saúde são as Unidades Básicas, que oferecem a atenção primária à população, tendo como referência o Programa Saúde da Família. Cada equipe de Saúde da Família é composta por médico, enfermeiro, dentista, auxiliar de saúde bucal, auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/925/prefeito-entrega-obra-de-reforma-e-ampliacao-da-ubs-do-alto-da-ressurreicao