Prefeitura inicia a distribuição de vacinas para o mês de agosto

Prefeitura inicia a distribuição de vacinas para o mês de agosto
A Rede de Frio da Prefeitura de Teresina, vinculada à Fundação Municipal de Saúde (FMS), recebeu ontem(07), cerca de 85 mil doses de todas as vacinas do calendário infantil e adulto. A distribuição foi iniciada hoje (08) e a previsão é que até a quarta-feira (13) todas as 104 salas de vacina do município estejam plenamente abastecidas.

As doses recebidas protegem contra diversas doenças, como tétano, poliomielite, sarampo, entre outras. Segundo a coordenadora da Rede de Frio, Deusamar Meneses, uma vez recebidas, as vacinas passam por um processo de conferência, contagem e registro. “É um trabalho que requer muita atenção, pois precisamos ter certeza da quantidade para distribuir corretamente”, explica.

O próximo passo é separar de acordo com a necessidade de cada unidade e acondicionar adequadamente. “Cada tipo de vacina tem especificações de temperatura que precisam ser seguidas”, explica Deusamar. Para isso, são mantidas geladeiras com aparelhos para monitoração da temperatura.

A Rede de Frio abastece todas as unidades básicas de saúde e hospitais de Teresina, municipais e estaduais. A rede está aberta 24 horas com funcionários de plantão para recolher as vacinas imediatamente em caso de queda de energia.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/924/prefeitura-inicia-a-distribuicao-de-vacinas-para-o-mes-de-agosto