PMT inaugura Centro de Apoio ao Diabético e Centro de Especialidades Odontológicas

O Centro de Apoio ao Diabético será um local específico para proporcionar tratamento adequado.

A Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde, entregará hoje, 7 de agosto, às 10h30, duas importantes obras para a saúde do município: o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), e o Centro de Apoio ao Diabético (CAD), que funcionarão no Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo (CISLA).
O Centro de Apoio ao Diabético será um local específico para proporcionar tratamento adequado aos portadores de diabetes, com o objetivo de evitar complicações altamente danosas aos portadores da doença. “Implementamos todos os esforços para organizar em um único espaço os programas que já mantemos no CISLA e outras ações que foram programadas”, afirma o presidente da FMS, Luiz Lobão.
O Centro de Apoio ao Diabético terá uma sala para pequenas cirurgias e 7 consultórios médicos, contando com uma equipe multiprofissional composta por endocrinologistas, cardiologista, angiologistas, oftalmologista, psicólogo, nutricionistas, fisioterapeuta, enfermeiros e assistentes sociais.
“O principal objetivo do centro é melhorar a qualidade de vida dos portadores de diabetes. Essa construção é uma antiga aspiração da ADIP (Associação dos Diabéticos do Piauí) e a prefeitura está atendendo ao pedido com recursos próprios da FMS”, explicou Luís Lobão.
O Centro de Especialidades Odontológicas, que já funciona no Lineu Araújo, foi reformado e teve dois consultórios construídos para melhorar as condições de funcionamento do Programa de Melhoria do Acesso à Qualidade na Atenção Básica (PMAQ), ao qual seus profissionais aderiram recentemente. O PMAQ é um programa de âmbito nacional que trabalha a partir da adesão voluntária dos profissionais das equipes de saúde da família com o objetivo de promover a melhoria do acesso e da qualidade da atenção à saúde.
A estrutura do Centro foi ampliada e conta, agora, com 7 consultórios odontológicos, uma sala de raios x e equipamentos de última geração. “O atendimento também foi ampliado, contando com serviços como cirurgia, periodontia, canal, prevenção de câncer de boca, ondontopediatria e o atendimento a pessoas com necessidades especiais, como autistas e portador de Síndrome de Down”, contou Giovanni Telmo, gerente de saúde bucal da FMS.
Ele falou ainda que a reforma do CEO servirá para ampliar o atendimento, proporcionando melhor atendimentos aos usuários e melhor ambiente de trabalho aos profissionais. “Serão seis cadeiras odontológicas funcionando 40 horas semanais cada uma”, disse.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/922/pmt-inaugura-centro-de-apoio-ao-diabetico-e-centro-de-especialidades-odontologicas