Mais de 200 profissionais da saúde serão treinados para vacinação contra hepatite A

A Fundação Municipal de Saúde vai realizar, a partir da próxima semana, treinamento com mais de 200 profissionais das salas de vacinas das Unidades Básicas de Saúde de Teresina, com o objetivo de informá-los sobre a técnica necessária para aplicação da vacina contra hepatite A.

Segundo o gerente executivo da Regional Norte de Saúde, Kledson Batista, é de praxe haver treinamento antes de começar a administração de vacinas nas unidades de saúde. “Como essa é uma vacina nova, vamos levar o informe técnico, para esclarecer os profissionais sobre as doses a serem administradas, além de outros detalhes. Já temos vacina em Teresina e após esses treinamentos com os profissionais, as pessoas já podem levar as crianças para se imunizarem.

Os teresinenses poderão tomar a vacina contra o vírus da hepatite A, a partir do dia 18 de agosto de 2014. O Ministério da Saúde anunciou que a vacina contra o vírus da hepatite A, o HAV, fará parte do Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS). A meta, em Teresina, é vacinar, no período de 12 meses, 13.813 crianças.

Com a vacinação contra a hepatite A, o Ministério da Saúde passa a oferecer, de graça, 14 vacinas de rotina no calendário. “O público alvo da vacinação são as crianças de 1 a 1 ano e 11 meses, devido ao fato de que estudos apontam serem as crianças que apresentam maior taxa de incidência da hepatite A”, explicou Luiz Lobão, presidente da Fundação Municipal de Saúde.

A transmissão do vírus da hepatite A é feita pela ingestão de alimentos e/ou água contaminados com fezes provenientes de eliminadores do vírus. Locais sem saneamento básico têm alta prevalência da doença, ao mesmo tempo, a falta de higiene pessoal também propicia a transmissão do vírus.

O vírus da hepatite A sobrevive por longos períodos na água e ambientes úmidos, dessa maneira poderá contaminar alimentos ou mananciais d’água utilizados por populações inteiras.

CRONOGRAMA DOS TREINAMENTOS

Regional de Saúde Sul – Dia 4 de agosto, no turno da manhã, na sede da regional de saúde;

Regional de Saúde Norte – Do dia 4 ao dia 15 de agosto, na própria unidade de saúde onde o profissional atua;

Regional de Saúde Leste/Sudeste – Nos dias 5 e 6 de agosto, no auditório da regional de saúde.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/920/mais-de-200-profissionais-da-saude-serao-treinados-para-vacinacao-contra-hepatite-a