PMT realiza mutirão de limpeza nos bairros mais afetados pela dengue
Até o momento já foram recolhidas aproximadamente 240 toneladas de lixo durante os mutirões
04/08/2014 | 00:00
Imprimir
A Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Saúde FMS e das Superintendências de Desenvolvimento Urbano SDU, realizou durante o primeiro semestre deste ano 11 mutirões de limpeza contra a dengue nas 17 áreas mais afetadas pela doença na capital.
Até o momento já foram recolhidas aproximadamente 240 toneladas de lixo durante os mutirões de limpeza que aconteceram em todas as regiões de Teresina desde o mês de maio. O objetivo principal dos mutirões é conscientizar a população da importância que existe em suas ações rotineiras de combate ao mosquito da dengue. Está comprovado que 80% dos focos de dengue são encontrados nas residências, então, precisamos contar com a colaboração de todas as pessoas, pois o combate ao mosquito é uma responsabilidade de todos nós, disse o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luíz Lobão.
Segundo a coordenadora de educação em saúde da FMS, Júlia Santos, ainda falta comprometimento do morador com o risco iminente da dengue e a gravidade do problema. Vamos lembrar que a dengue mata e não escolhe idade, nem gênero, nem cor, nem classe social. É durante os mutirões que o lixo que não é recolhido periodicamente pode ser colocado nas portas para serem pegos pelos caminhões da SDU, explica ela.
A Fundação Municipal de Saúde faz um trabalho educativo junto à comunidade antes de ocorrer os mutirões de limpeza. As escolas são visitadas pelas equipes de educação em saúde, que abordam várias temáticas relacionadas ao tema dengue. Os agentes de saúde também esclareceram a população sobre a importância dos mutirões de limpeza em suas visitas rotineiras.
Cerca de 80 homens participam dos mutirões de limpeza, recolhendo o lixo que pode vir a acumular água e consequentemente se tornar um criadouro do inseto. A escolha dos bairros para a realização dos mutirões se deu após reuniões entre a FMS e as SDUs, que montaram um cronograma de visita às áreas de maior infestação da doença em todas as zonas da cidade.
De acordo com dados da FMS, até o último 29 de julho foram notificados 2.454 casos suspeitos de dengue, com 2.264 confirmações. O combate à doença deve ser realizado todos os dias, com ações simples que evitam a proliferação do Aedes aegypti, afirma Luiz Lobão, presidente da FMS.
Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS
Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/919/pmt-realiza-mutirao-de-limpeza-nos-bairros-mais-afetados-pela-dengue
Comentários (0)