Torneio esportivo promove integração entre usuários dos CAPS

Com o objetivo de promover a reinserção de pessoas com transtornos mentais, acontece na próxima segunda-feira (07) a I Copa InterCAPS, campeonato de futsal entre os usuários dos Centros de Atenção Psicossocial do município de Teresina. O torneio acontecerá no Setor de Esportes da UFPI, a partir das 08h da manhã.

O evento é promovido pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS). A organização é uma iniciativa dos profissionais de educação física dos CAPS, aproveitando o contexto esportivo vivenciado no Brasil. “Participarão da ação usuários e funcionários dos CAPS, visando a integração como preconiza a nova política de saúde mental”, afirma o gente de atenção psicossocial da FMS Samuel Rego.

CAPS

Os CAPS são centros de referência e tratamento para pessoas com sofrimento psíquico. São mais um recurso em saúde mental, constituindo-se em um serviço substitutivo ao modelo asilar, de assistência extra-hospitalar que diminui e procura evitar reinternações psiquiátricas, buscando a ressocialização do indivíduo.

Os usuários do CAPS são admitidos por demanda espontânea ou encaminhamento. Uma vez inscritos, eles passam por uma triagem, em que o profissional de saúde irá traçar seu perfil e encaminhar ao atendimento adequado.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/916/torneio-esportivo-promove-integracao-entre-usuarios-dos-caps