Agentes de saúde são treinados para atuar em ações contra a hanseníase

Evento durará dois dias e será realizado no auditório do IFPI.

Agentes de saúde são treinados para atuar em ações contra a hanseníase
A partir desta segunda-feira (30), a Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), promove um seminário de atualização em hanseníase para agentes comunitários da Estratégia Saúde da Família. O evento, que durará dois dias, ocorre no Auditório Maestrina Clores Moura – do Instituto Federal do Píauí (IFPI) – das 8h às 12 e das 14h às 18h.
O evento reunirá 395 agentes das três Diretorias Regionais de Saúde do município, sendo 200 no turno da manhã e 195 no turno da tarde. O objetivo do evento é atualizar estes profissionais nas ações de controle da hanseníase para realização da busca domiciliar de casos suspeitos nos bairros com maior ocorrência de casos, atividade proposta no plano de ações inovadoras para a eliminação da hanseníase. “A busca será realizada na visita de rotina do agente às famílias, indicando em ficha específica se algum familiar tem mancha suspeita”, explica o coordenador de Hanseníase da FMS, Kelsen Eulálio. “A avaliação dos suspeitos para diagnóstico será realizada por um grupo de médicos e enfermeiros”, complementa. Doze bairros de vários pontos da cidade foram incluídos na proposta e a escolha se deu de acordo com o número de casos notificados no sistema de informação nos anos de 2012 e 2013.
Em Teresina, nos últimos dois anos (2012 e 2013) foram notificados 799 casos novos de hanseníase, sendo 9,8% dos casos em menores de 15 anos, o que significa transmissão recente da doença. Em 2014, até a presente data, foram notificados 181 casos. “O empenho das equipes da estratégia saúde da família em buscar casos suspeitos tem sido importante na detecção de casos, principalmente através do agente comunitário de saúde, que é o profissional da equipe mais próximo das famílias”, comenta o presidente da FMS, Luiz Lobão.
A hanseníase tem cura em todas as suas formas, com tratamento que pode durar de seis meses a um ano. Para controlar a doença, é necessário identificar os doentes na comunidade e tratar adequadamente, com dose de medicação mensal realizada na unidade de saúde e dose diária autoadministrada.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/914/agentes-de-saude-sao-treinados-para-atuar-em-acoes-contra-a-hanseniase