Atenção básica intensifica a prevenção ao câncer de colo de útero em Teresina

Semana de Intensificação de Rastreamento de Câncer de Colo do Útero acontece entre 23 e 27 de junho.

Para conscientizar a população feminina sobre a importância da prevenção, a Prefeitura de Teresina promove, dos dias 23 a 27 de junho, a Semana de Intensificação de Rastreamento de Câncer de Colo do Útero em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.
O câncer do colo do útero é o segundo mais incidente entre as mulheres brasileiras e sua incidência e mortalidade podem ser reduzidas por meio de programas organizados de rastreamento. O principal método e o mais amplamente utilizado para detecção das lesões precursoras da doença é o teste de Papanicolau (exame citopatológico do colo do útero). “O exame de Papanicolau é disponibilizado às mulheres com vida sexual ativa, prioritariamente àquelas da faixa etária de 25 a 64 anos, definida como a população-alvo”, conta Danielle Carvalho, coordenadora de saúde da mulher da Fundação Municipal de Saúde (FMS).
As equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) já realizam a coleta do exame citopatológico do colo do útero em sua rotina. Durante esta semana eles intensificarão este trabalho por meio da busca ativa de mulheres que fizeram seus últimos exames há mais de três anos – que é o intervalo de tempo recomendado – ou que observaram alguma alteração. A educação em saúde receberá ainda um enfoque especial, por meio da distribuição de material educativo e esclarecimentos sobre a importância da prevenção constante que cada profissional realizará com suas pacientes.
Saúde da mulher
O trabalho da atenção básica municipal, no tocante à saúde da mulher, consiste no monitoramento contínuo das ações de pré-natal, planejamento familiar e prevenção do Câncer de colo de útero e de mama realizados pela Estratégia Saúde da Família. São atividades realizadas em conjunto com ações voltadas aos bebês, crianças e adolescentes, num trabalho integrado que visa a proteção da vida em todos os seus estágios.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/908/atencao-basica-intensifica-a-prevencao-ao-cancer-de-colo-de-utero-em-teresina