Consultório Itinerante disponibiliza atendimento oftalmológico para estudantes

Trata-se de mais uma ação do Programa Saúde na Escola

Consultório Itinerante disponibiliza atendimento oftalmológico para estudantes
A partir de hoje (16), estudantes das escolas municipais e estaduais têm a seu dispor atendimento oftalmológico gratuito nos Consultórios Itinerantes, que estão instalados na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Trata-se de mais uma ação do Programa Saúde na Escola (PSE), da Prefeitura de Teresina.

O projeto foi instituído pelo governo federal para ser desenvolvido em parceria com os ministérios da saúde e educação e instituições federais de ensino superior. “Ele tem como objetivo identificar precocemente problemas da visão em crianças e adolescentes assistidos no PSE e do programa Brasil Alfabetizado, combatendo assim, grandes problemas causadores de repetência escolar”, explica o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Luiz Lobão.

A previsão é que os consultórios atendam aproximadamente 48 educandos por dia. Eles serão avaliados pelas Equipes Saúde da Família na própria escola, e os que apresentarem dificuldade visual e problemas bucais serão encaminhados para atendimento, que será realizado por médicos do Hospital Universitário (HU). Eles terão ainda direito a receber gratuitamente um par de óculos, caso seja verificada a necessidade de uso.

Além do atendimento, os consultórios possibilitarão a orientação e conscientização da população sobre a necessidade periódica de exames clínicos e laboratoriais que permitam o diagnóstico precoce de deficiências e doenças oftalmológicas, tais como problemas de refração, presbiopia e catarata. A estrutura permite a realização de procedimentos como consultas, tonometria, medida de refração ocular, fornecimento de óculos, diagnóstico precoce de patologias relacionadas à retina ou ao estado dos vasos (exame de fundo de olho), retirada de corpo estranho, entre outros.

Programa Saúde na Escola

O PSE é uma parceria entre a Fundação Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Estadual de Saúde e UFPI. Seu objetivo é levar atendimento em saúde ao ambiente escolar e trabalhar temas como alimentação saudável, cultura de paz e sexualidade com os educandos e professores.

Atualmente o programa atende 93.455 crianças e jovens de 276 estabelecimentos de ensino da rede municipal e estadual.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/907/consultorio-itinerante-disponibiliza-atendimento-oftalmologico-para-estudantes