FMS capacita profissionais para a implantação de prótese dentária na atenção básica

A capacitação começa nesta sexta (06) no centro universitário Uninovafapi.

A Prefeitura de Teresina está preparando seus profissionais de odontologia para a implantação do serviço de prótese dentária na atenção básica. Para isso, eles passarão por uma capacitação, que começa amanhã (06) a partir das 14h no laboratório de odontologia do centro universitário Uninovafapi.

O curso, que terá sequência nos dias 13 e 20 deste mês, será ministrado pelos professores Lívio Portela de Deus Lages e Marconi Raphael de Siqueira Rego. O público é formado por profissionais dentistas da atenção básica do município e tem como objetivo capacitá-los na elaboração, moldagem e implantação de próteses dentárias.

Segundo o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Luiz Lobão, a gestão do prefeito Firmino Filho busca um desafio de descentralizar a dispensação de próteses dentárias em Teresina. "Atualmente, a Unidade Básica de Saúde Bom Samaritano iniciou este serviço e estamos com perspectiva de ampliação para nove outras UBS, abrangendo 15 equipes da Estratégia Saúde da Família para atender suas respectivas coberturas, que fazem parte do Programa de Melhoria do Acesso à Qualidade na Atenção Básica - PMAQ AB", conta Lobão.

As áreas pertencentes a UBS ainda não contempladas pelo projeto serão encaminhadas pelas Equipes de Saúde Bucal da ESF ao Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo (CISLA)/CCTI, regulado pela Diretoria Regional de Saúde Centro/Norte. “Apenas em 2014, a oferta de prótese pela FMS já ultrapassou 500 unidades”, afirma Luiz Lobão. “A meta é ao findar do ano conseguir assegurar a demanda de 2000 unidades dispensadas pelo serviço odontológico prestado pela Fundação”, complementa.

CEO

Para promover um melhor atendimento à população, a FMS vai expandir os serviços dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO). A reforma do CEO que funciona no Lineu Araújo já se encontra em suas etapas finais e será inaugurada em breve. A estrutura foi ampliada e contará com equipamentos de última geração. "O atendimento também será ampliado, contando com serviços como cirurgia, periodontia, endodontia, prevenção de câncer de boca e o atendimento a pessoas com necessidades especiais", conta Giovanni Telmo, gerente de saúde bucal da FMS.

Além disso, a Prefeitura de Teresina está planejando parcerias com Instituições de Ensino Superior para a implantação de novos CEOs em diferentes pontos da cidade. "Além do atendimento à população, a parceria vai abrir oportunidades para a formação de alunos mais familiarizados com o atendimento odontológico na saúde pública", afirma Giovanni Telmo.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/906/fms-capacita-profissionais-para-a-implantacao-de-protese-dentaria-na-atencao-basica