FMS realiza ação de diagnóstico para DSTs e Hepatites na UFPI

As testagens acontecem desde segunda e se encerram nesta sexta-feira (29).

A Prefeitura de Teresina tem realizado diversas ações de promoção e prevenção à saúde com relação às doenças sexualmente transmissíveis. E para dar continuidade ao trabalho, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) vem realizando testagens para diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. A ação acontece no auditório do CCE e se encerram nesta sexta-feira no auditório do CCN.

A ação, que é uma iniciativa da Coordenação de DST/AIDS e Hepatites Virais da FMS, acontecem no horário das 18h e segue até às 22h com uma equipe multiprofissional que está disponível no local para a realização dos testes e a distribuição orientada de insumos de prevenção. Durante a semana, cerca de 300 pessoas entre alunos, professores e servidores já foram testadas, um total de 1200 testes.

Segundo a técnica da Coordenação, Andrea Fernanda, “os testes permitem que seja feita uma triagem e confirmação dos casos, para que então sejam encaminhados para os procedimentos adequados. Todos os profissionais são treinados e certificados pelo Ministério da Saúde para a realização dos testes”, comentou. “O diagnóstico precisa ser precoce e o tratamento logo iniciado”, pontua acrescentando que jovens entre 18 e 25 anos, prostitutas, garotos de programa, travestis, caminhoneiros, usuários de drogas e a população de terreiros estão mais expostos ao possível contágio, segundo dados epidemiológicos.

O tratamento para doenças sexualmente transmissíveis como a sífilis e o HIV estão disponíveis gratuitamente na rede pública de saúde. Em Teresina, esse trabalho já é desenvolvido. No caso da sífilis o tratamento é realizado por meio da administração de medicamentos na própria UBS, já os usuários diagnosticados com HIV são encaminhados ao Serviço de Atendimento Especializado no Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo, onde passarão por exames mais complexos e direcionados para o tratamento.

O Presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luiz Lobão, comenta o trabalho da FMS com as testagens. “O objetivo é ampliar diagnóstico e encaminhar para tratamento segundo recomendação do Ministério da Saúde. Vale lembrar que os dados epidemiológicos mostram um número maior de casos de AIDS na população jovem entre 15 e 24 anos. Por isso é necessário estarmos vigilantes e trabalharmos na detecção desses casos para iniciarmos o tratamento acompanhado”, finaliza.

Ações da Coordenação

As principais ações da Coordenação de DST/AIDS e Hepatites Virais da FMS são a distribuição orientada de insumos de prevenção, como preservativos masculinos e femininos, e lubrificantes, além de outras atividades de promoção como distribuição de material educativo e montagem de estandes em locais públicos e eventos de grande participação da população. Além disso, o Ministério da Saúde recomendou que as testagens sejam implantadas na atenção básica. E seguindo a orientação, a Fundação Municipal de Saúde já iniciou o trabalho dentro das unidades de saúde da regional Sul, e aos poucos todo o município de Teresina será contemplado.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/903/fms-realiza-acao-de-diagnostico-para-dsts-e-hepatites-na-ufpi