Suicídio

Núcleo pretende analisar e desenvolver estratégias de prevenção ao suicídio

Seus membros tomaram posse hoje (10)

Núcleo pretende analisar e desenvolver estratégias de prevenção ao suicídio

O suicídio é atualmente a primeira causa de morte por atos de violência no mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde, uma pessoa se suicida a cada 40 segundos no mundo, o que representa um aumento de 60% no número de mortes nos últimos 45 anos. Com o objetivo de analisar o problema e desenvolver políticas públicas de prevenção, foi criado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) o Núcleo de Estudos e Prevenção ao Suicídio (NEPS).

Em cerimônia realizada na manhã de hoje (10), o presidente da FMS, Luciano Nunes, deu posse aos membros do novo núcleo, que são profissionais do quadro de servidores efetivos da FMS e de membros indicados pelas instituições convidadas, com atuação comprovada na prevenção ou tratamento do comportamento suicida.
A criação do NEPS se dá devido à necessidade de identificar a prevalência dos determinantes e condicionantes do suicídio e tentativas, assim como os fatores protetores e o desenvolvimento de ações intersetoriais de responsabilidade pública, sem excluir a responsabilidade de toda a sociedade.

Segundo Luciano Nunes, o estudo e a discussão do tema suicídio é um meio importante para se promover a prevenção, pois esta só é possível quando a população, os profissionais da saúde e governantes têm informações suficientes para conduzir as medidas apropriadas para prevenção. “Estamos dando um passo adiante no trabalho de prevenção do suicídio, e a Prefeitura de Teresina, ciente da importância deste estudo, está dando apoio integral para que a ação seja um sucesso”, afirmou o presidente.

O NEPS entra para a gama de ações que a FMS tem desenvolvido para a prevenção do suicídio, como a capacitação permanente; ampliação da estrutura e do acesso a rede ambulatorial; aumento do quadro de profissionais dentro dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), ações de matriciamento que favoreceram a  interligação das redes: saúde, educação, assistência social e cultura e a implantação do Ambulatório Especializado de Valorização da Vida e prevenção do Suicídio – PROVIDA.

Em um ano de funcionamento, o PROVIDA já recebeu mais de 170 pessoas e realizou mais de 2.000 atendimentos. Ele funciona no Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo e atende em demanda espontânea, ou seja, não é necessária marcação de consulta. “Formar e informar de modo qualificado, favorecer estratégias, recursos, serviços, tudo isso permite que os números de suicídio diminuam e acima de tudo dá uma nova oportunidade para que estas pessoas redescubram o valor da vida”, diz Daniel Feitosa, psicólogo do ambulatório e membro do NEPS.

O núcleo é composto pelas seguintes entidades: Gerência de Atenção Psicossocial; Gerência de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis da FMS; Ambulatório Especializado de Valorização da Vida e Prevenção do Suicídio – PROVIDA; Gerência de Saúde Mental da Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (SESAPI); Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Piauí; Departamento de Psicologia da Universidade Estadual do Piauí; Associação de Psiquiatria do Piauí; Centro de Valorização da Vida de Teresina – CVV; Ação Social Arquidiocesana de Teresina – ASA ; Câmara Municipal de Teresina e Instituto Antrophos.

suicídio prevenção saúde mental

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/9/nucleo-pretende-analisar-e-desenvolver-estrategias-de-prevencao-ao-suicidio