Semana de combate ao abuso sexual infantil se encerra amanhã

As atividades foram planejadas para promover o diálogo do tema

Semana de combate ao abuso sexual infantil se encerra amanhã
A Unidade Básica de Saúde do Planalto Uruguai será o local de mobilização para debate e diálogo sobre a violência e o abuso sexual contra crianças e adolescentes. A ação, que ocorre amanhã (23) a partir das 8 da manhã, encerra a semana alusiva ao dia nacional de combate ao problema, organizada pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

As atividades foram planejadas para promover o diálogo do tema desde cedo, ampliando informações sobre os serviços da rede de saúde, e na divulgação dos direitos garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Durante toda a semana, as equipes da FMS estiveram em várias regiões da cidade levando orientação sobre o problema. Na manhã de hoje (22), por exemplo, as equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) Leste e Estratégia Saúde da Família (ESF), com apoio da Casa de Zabelê, estiveram na Escola Municipal da Cacimba Velha, realizando ação educativa com crianças e adolescentes.

A ação foi resultado de uma grande mobilização entre FMS e entidades como Fundação Hospitalar de Teresina, Secretaria Municipal de Saúde, ONGs e órgãos educativos e de assistência social. “Todas estão trabalhando na realização de políticas públicas de saúde, educação e assistência social no enfrentamento desse agravo”, ressaltou a coordenadora do Núcleo de Saúde da Criança e Aleitamento da FMS, Maria Veloso.

No ano de 2013, segundo dados notificados pela FMS, as maiores vítimas de violência sexual foram crianças e adolescentes, chegando a um número de 86,5%. Segundo Maria Veloso, estes números são preocupantes e revelam a necessidade das mobilizações que estão sendo realizadas. “É papel nosso como educadores e profissionais de saúde realizar ações concretas para enfrentar essa grave violação dos direitos humanos”, afirma.

Desde o ano de 2000, o Brasil celebra o dia 18 de maio, através da lei número 9.970, que define como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A partir daí são intensificadas campanhas de mobilização para a prevenção e combate dessa grave violação de direitos humanos sob a coordenação do Comitê Nacional de Enfrentamento a Violência Sexual contra Criança e Adolescente, bem como dos comitês estaduais e municipais.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/898/semana-de-combate-ao-abuso-sexual-infantil-se-encerra-amanha