FMS promove ação pelo dia de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

As atividades acontecem nas escolas municipais com realização de diversas atividades

Com o objetivo de sensibilizar a população, os usuários do sistema de saúde pública, pais e educandos no enfrentamento da violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes, a Prefeitura de Teresina está realizando diversas atividades educativas para lembrar o dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, dia 18 de maio.

As atividades tiveram início na manhã de hoje (19) na Unidade Escolar Firmino Sobreira, onde profissionais da Fundação Municipal de Saúde (FMS) esteve reunida com os alunos do 6º ano para a realização de trabalhos, dinâmicas, apresentação de vídeos, rodas de conversas, mini-teatro e debates sobre a temática. “Queremos dar um basta na violência sexual lembrando que é preciso discutir a temática dentro de casa e nas escolas, eliminando a violência através do debate e do diálogo promovendo uma cultura de paz”, comentou a enfermeira Edna Albuquerque, que atua na Unidade de Saúde do bairro Poty Velho.

As atividades também foram planejadas para promover o diálogo do tema desde cedo, ampliando informações sobre os serviços da rede de saúde, e na divulgação dos direitos garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Toda Teresina está mobilizada. Equipes de Estratégia Saúde da Família, Núcleos de Apoio à Saúde da Família, Fundação Hospitalar, Secretaria Municipal de Saúde, órgãos educativos e de assistência social, ONGs, estão trabalhando na realização de políticas públicas de saúde, educação e assistência social no enfrentamento desse agravo”, ressaltou a coordenadora do Núcleo de Saúde da Criança e Aleitamento da FMS, Maria Veloso.

Em Teresina, os números são preocupantes. No ano de 2013, segundo dados notificados pela FMS, as maiores vítimas de violência sexual são crianças e adolescentes, chegando a um número de 86,5%. “Os números revelam um fato preocupante e é papel nosso como educadores e profissionais de saúde realizar ações concretas para enfrentar essa grave violação dos direitos humanos. Por isso, a FMS preparou uma intensa programação em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, ressalta Maria.

Desde o ano de 2000, o Brasil celebra o dia 18 de maio, através da lei número 9.970, que define como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A partir daí são intensificadas campanhas de mobilização para a prevenção e combate dessa grave violação de direitos humanos sob a coordenação do Comitê Nacional de Enfrentamento a Violência Sexual contra Criança e Adolescente, bem como dos Comitês Estaduais e Municipais.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/895/fms-promove-acao-pelo-dia-de-combate-ao-abuso-e-a-exploracao-sexual-de-criancas-e-adolescentes