CAPS II Sul promove Semana de Luta Antimanicomial

Evento acontece entre os dias 14 e 16 de maio.

Promover um avanço no processo de mudança cultural, política e de inclusão na sociedade de pessoas com transtorno mental. Este é o objetivo da Semana da Luta Antimanicomial, promovida pelo Centro de Atenção Psicossocial Sul - CAPS II Sul - entre os dias 14 e 16 deste mês. O Centro é vinculado à Fundação Municipal de Saúde (FMS), da Prefeitura de Teresina.
O evento ocorre em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio. A data foi instituída após profissionais da saúde mental, cansados do tratamento desumano e cruel dado a usuários do sistema de saúde mental, organizarem o primeiro manifesto público a favor da extinção dos manicômios, em 1987. Naquela manifestação, nasceu o Movimento Antimanicomial.
"Em 27 anos de existência, este Movimento ainda encontra-se em processo de construção, o que mostra a necessidade de discussões sobre o tema", explica a coordenadora do CAPS II Sul, Ivana Silva. Ela reforça ainda sobre a necessidade de que os usuários com transtorno mental, seus familiares e os profissionais de saúde lutem por um serviço de saúde digno, do direito a constituição da sua cidadania e da sua livre participação na sociedade. "Podemos chegar a este ideal por meio de atitudes que se multipliquem e mudem o imaginário social sobre o problema", afirma.
A programação da Semana de Luta Antimanicomial contará com rodas de conversa e panfletagem nas avenidas Barão de Gurgueia e Valter Alencar, com o intuito de conscientizar a população sobre o trabalho realizado pelos CAPS. Por fim, será realizada uma festa para os usuários e seus familiares.
Programação:
14/05 (quarta-feira)
14h30 – Roda de conversa: Os desafios das ações realizadas no CAPS II Sul.
Local: CAPS II Sul
15/05 (quinta-feira)
08h - Caminhada e panfletagem
Local: Av. Barão de Gurgueia e Av. Valter Alencar