Teresina reforça o combate à dengue e realiza uma série de mutirões de limpeza

As SDU´s mobilizam caminhões e pessoal da limpeza para recolher o lixo.

Teresina reforça o combate à dengue e realiza uma série de mutirões de limpeza
Como parte das ações de combate à dengue em Teresina, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) montaram o cronograma de mutirões de limpeza no sentido de mobilizar a população a eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, que se formam com o lixo doméstico.

A reunião para definição dos locais e datas dos mutirões aconteceu na manhã desta segunda-feira (12), no auditório da Regional Leste de Saúde. O presidente da FMS, Luiz Lobão, conduziu a reunião que contou com representantes das SDUs, SEMDUH e SEMEC, todos eles órgãos da Prefeitura de Teresina envolvidos com a mobilização anual dos mutirões, que acontecem sempre que passa o período chuvoso de Teresina, independente de sua intensidade.

“Aqui fazemos a junção de estratégias de cada parceiro desta ação, no sentido de combater a proliferação do mosquito na fonte, ou seja, nos quintais de casas ou terrenos onde as pessoas menos imaginam possa estar o foco do mosquito”, explica Lobão.

A escolha do local dos mutirões é feita a partir dos pontos de maior incidência de casos em Teresina. As SDU´s mobilizam caminhões e pessoal da limpeza para recolher o lixo. A população recebe sacos de lixos, que são distribuídos com antecedência pelos agentes comunitários de saúde e encaminhados aos pais através de alunos da rede municipal de ensino, para que nos dias de coleta o material já esteja armazenado adequadamente para a coleta.

“Quero ressaltar a importância da parceria da população no trabalho da Prefeitura durante os mutirões de limpeza. Vamos mobilizar as comunidades para que elas ajudem-nos e coloquem o lixo nas portas para serem coletados. Sabemos que a principal maneira de evitar a dengue é evitando os criadouros do mosquito e temos que nos conscientizar que o foco do mosquito também é o acúmulo de lixo”, disse Luiz Lobão.

Os mutirões serão realizados em duas etapas, inicialmente serão contempladas as zonas Sul e Leste de Teresina com datas que já estão definidas a partir do dia 22 de maio. Em uma segunda etapa entrarão os bairros como: Centro, Parque Alvorada e Mocambinho, na zona Norte; além do Parque Itararé e Parque Ideal, ambos na zona Sudeste da capital.
CRONOGRAMA 1ª ETAPA – MUTIRÕES DE LIMPEZA CONTRA DENGUE

ZONA SUL
22 – 23 e 24/05 – São Pedro , Vermelha, Cristo Rei e Três Andares
29 - 30 e 31/05 – Angelim