FMS é parceira no enfrentamento dos acidentes de trânsito em Parnaíba

A Fundação Municipal de Saúde participará do I COPISP

FMS é parceira no enfrentamento dos acidentes de trânsito em Parnaíba

A Prefeitura de Parnaíba convidou técnicos da Fundação Municipal de Saúde (FMS), da Prefeitura de Teresina, para participarem da mesa redonda ‘Enfrentamento dos Acidentes de Trânsito em Parnaíba: construindo parcerias’, que acontecerá amanhã (30), das 14h às 18h, durante o I Congresso Internacional de Saúde Pública do Delta do Parnaíba (COPISP).

O COPISP será realizado na Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Reis Velloso, em Parnaíba, e acontecerá de 30 de outubro a 2 de novembro de 2015.

“Vamos apresentar a experiência de Teresina junto ao Projeto Vida no Trânsito”, explica Ana Amélia Pedrosa, chefe da Gerência de Vigilância de Agravos Não Transmissíveis (GEVIDANT/FMS). O Projeto Vida no Trânsito é coordenado pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), que trabalha em parceria com a Fundação Municipal de Saúde, órgão responsável pelos dados do projeto.

O “Vida no Trânsito” é um projeto desenvolvido em 10 países, com o financiamento da Fundação Bloomberg e coordenação global da Organização Mundial de Saúde (OMS) e suas agências regionais. No Brasil, o projeto conta, além do suporte da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), com o aporte técnico e financeiro do Governo Federal. Apoiado por parceiros nacionais e internacionais, o Projeto Vida no Trânsito tem seu foco na redução das mortes e lesões graves no trânsito a partir da qualificação da informação, de ações planejadas, desenvolvidas e executadas intersetorialmente e na ênfase em dois fatores de risco: direção sob efeito de bebida alcoólica e velocidades incompatíveis, além de outros, a depender das particularidades locais.

Fora a participação na mesa redonda, a FMS participará ainda com a apresentação de três trabalhos durante o evento: 1- Apresentação oral do Perfil Epidemiológico dos Indivíduos Assistidos nos Grupos de Ginástica sob Gestão da Gerência de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis em Teresina-PI; 2 - O trabalho “Monitoramento da Informação como Ferramenta de Avaliação e Desempenho do Processo de Linkage de Banco de Dados”; 3 - O trabalho “Vigilância de Violências e Acidentes em Idosos através dos Sistemas de Informação em Saúde: Integração de Informações Processadas”.

COPISP Fundação Municipal de Saúde Prefeitura de Teresina

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/89/fms-e-parceira-no-enfrentamento-dos-acidentes-de-transito-em-parnaiba